EDUCAÇÃO

Vereador de Itabaiana apresenta projeto que inclui Libras na rede pública municipal de ensino

O vereador Arnaldo Segundo (PROS) pretende que a Língua Brasileira de Sinais – Libras – seja disciplina obrigatória na rede municipal de ensino de Itabaiana. A matéria, em forma de projeto de lei, foi protocolada em sessão da Câmara Municipal na segunda (19). A medida, de acordo com o projeto, será coordenada pela Secretaria de Educação, juntamente com a comunidade escolar.

O vereador (foto) reforça a importância do uso da língua de sinais, para “facilitar a comunicação interpessoal”. Para ele, o projeto de lei está baseado nos textos legais federais. “Esperamos que a casa Casa Legislativa dê início ao debate de tão relevante tema no âmbito municipal, contribuindo para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência auditiva ou com grave dificuldade de comunicação oral”, complementou.

A Língua Brasileira de Sinais LIBRAS teve origem no Instituto dos Surdos – Mudos, conhecido, atualmente, como INES – Instituto Nacional da Educação de Surdos, através da fusão entre os métodos brasileiros até então existentes e o estruturado método francês de linguagem de sinais. Contudo, somente no ano de 2002, através da Lei n° 10.436, que a LIBRAS passou a ser considerada, oficialmente, como o segundo idioma do Brasil, sendo reconhecida como linguagem nativa para os surdos do país.

Fonte: Tribuna do Vale

Veja também

Sérgio Ricardo entrevista o ator Joallisson Cunha, da série “Cangaço Novo” no Alô Comunidade

 

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo