CORONAVÍRUS

João Pessoa passa a aplicar 1ª dose de Astrazeneca em pessoas com comorbidades 50+ e trabalhadores de saúde 40+, nesta sexta-feira

A Prefeitura de João Pessoa retoma, nesta sexta-feira (30), a aplicação da primeira dose do imunizante Astrazeneca/Fiocruz, em trabalhadores de saúde a partir dos 40 anos de idade e pessoas com comorbidades que tenham 50 anos ou mais. As comorbidades atendidas incluem hipertensão, diabetes mellitus, doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, indivíduos imunossuprimidos e pessoas com obesidade grau 3 – IMC >40.  Esse público será atendido, mediante agendamento, em 23 ginásios (8h às 12h) e três postos do tipo drive thru (9h às 15h): Santuário Mãe Rainha, Centro Universitário de João Pessoa (Unipê) e Mangabeira Shopping.

A campanha de vacinação contra a Covid-19 em João Pessoa continua imunizando com a dose de reforço da Butantan/Coronavac, as pessoas que tomaram a primeira dose até o dia 4 de abril, independente da idade. Serão dois pontos do modelo drive thru (9h às 15h): na Igreja Universal do Reino de Deus e Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Agendamento

A Secretaria Municipal de Saúde alerta para a localização de cada público para não haver confusão na procura pelo imunizante. Para facilitar a identificação do local, insiste na priorização do agendamento através do aplicativo Vacina João Pessoa ou no site vacina.joaopessoa.pb.gov.br.
Com o agendamento, o cidadão garante que será vacinado no local indicado, com agilidade e segurança. Aquelas pessoas que tiverem dificuldades com a ferramenta eletrônica podem ir até os postos de vacinação para receber ajuda nessa operação, porém, terão de se submeter à fila específica sem a certeza de tomar a vacina, devido à limitação da oferta de imunizantes.

Documentação exigida

Quem for tomar a vacina é imprescindível levar documento oficial com foto, cartão do SUS, CPF e comprovante de residência. Os trabalhadores de saúde devem portar, ainda, uma declaração do local de trabalho ou contracheque e carteira do conselho correspondente para os profissionais de saúde.

É necessário que levem cópia da documentação que comprova a comorbidade do paciente, pois ela ficará retida para posterior apuração por Comissão da Secretaria Municipal de Saúde e demais órgãos de fiscalização, a exemplo do Ministério Público.

Quem for tomar a segunda dose deve levar o cartão de vacinação com a primeira dose indicando a data até 4 de abril (para Coronavac).

Transporte gratuito

As pessoas que precisarem se deslocar de um bairro a outro para tomar a vacina, podem utilizar os serviços gratuitos dos aplicativos 99 e Uber, em parceria com a Prefeitura de João Pessoa e Governo da Paraíba, respectivamente.

Para garantir o acesso ao serviço da 99, o cidadão que usar a plataforma para o deslocamento até o ponto de vacinação deverá acessar o aplicativo na categoria 99 Pop e inserir o código promocional ‘Promocodes’, que será destinado exclusivamente para o transporte até os pontos de vacinação em João Pessoa.

Solidariedade

Os postos de vacinação também estão abertos, nesses dias de luta contra a Covid-19, para receber as doações de alimentos não perecíveis. Após a arrecadação, eles serão distribuídos com instituições de caridade e famílias necessitadas, atingidas pelos efeitos dessa pandemia. A arrecadação e a distribuição integram uma iniciativa conjunta da Prefeitura de João Pessoa e do Governo do Estado.

POSTOS DE VACINAÇÃO

Coronavac (2ª dose)
– Quem tomou a 1ª dose até 4 de abril
Drive thru – 9h às 15h
Igreja Universal (Expedicionários)
UFPB – acesso pelo HU (Castelo Branco)

Astrazeneca (1ª dose)
– Trabalhadores de saúde a partir de 40 anos
– Pessoas com comorbidades (hipertensão, diabetes mellitus, doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, indivíduos imunossuprimidos e pessoas com obesidade grau 3 – IMC >40) a partir de 50 anos

Drive thru – 9h às 15h
Santuário Mãe Rainha (Aeroclube)
Mangabeira Shopping (Mangabeira)
Unipê (Água Fria)

Ginásios – 8h às 12h

Distrito Sanitário I
Escola Lynaldo Cavalcanti (Bairro das Indústrias)
Escola Anayde Beiriz (Bairro das Indústrias)
ECIT Papa Paulo VI (Cruz das Armas)
Escola Dom José Maria Pires (Oitizeiro)
Escola Professor Oscar de Castro (Cruz das Armas)

Distrito Sanitário II
Escola Francisco Pereira (Cristo Redentor)
Escola Raimundo Nonato Batista (Gramame)
Escola Fernando Milanez (Colinas do Sul)
Escola Darcy Ribeiro (Funcionários II)

Distrito Sanitário III
Escola Dom Helder (Valentina Figueiredo)
Centro Cultural Tenente Lucena (Mangabeira)
Escola Radegundes Feitosa (José Américo de Almeida)
Escola Quilombola Antônia do Socorro Silva Machado (Paratibe)
Escola Professor Afonso Pereira da Silva (Cidade Verde II)
Escola Olívio Ribeiro Campos (Bancários)

Distrito Sanitário IV
Ginásio Ivan Cantisani (Tambiá)
Escola Luiz Augusto Crispim (Bairro dos Ipês)
Instituto Federal da Paraíba – IFPB (Jaguaribe)
Escola Violeta Formiga (Mandacaru)

Distrito Sanitário V
Escola Leonel Brizola (Tambauzinho)
Escola Seráfico da Nóbrega (Tambaú)
Escola Chico Xavier (Jardim Oceania)
Centro da Pessoa Idosa (Altiplano)

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo