GERAL

Vandré, O homem que disse não

geraldovandre_08Dias desses aqui na Paraíba, o jornalista Ivan de Brito lançou o livro denominado ‘Não me chamem Vandré’ e agora no Rio de Janeiro, o também jornalista, Jorge Fernando dos Santos, publicou uma biografia não autorizada pelo compositor paraibano, cujo nome artístico é Geraldo Vandré, tendo como nome de batismo Geraldo Pedrosa de Araujo Dias. No livro baseado nas entrevistas, os VTs de shows e depoimentos de pessoas que cercaram a vida do artista, o biógrafo concluiu que diferente do que se propaga por ai, Vandré não foi torturado pelos militares e que seus traços de desequilíbrio estão ligados a um egocentrismo exacerbado. Escreveu ainda que embora perseguido pelos militares a escolha do Chile para viver se deveu a uma paranóia excessiva.

VANDRÉ, O HOMEM QUE DISSE NÃO II

Por fim o biógrafo revela que a famosa composição de Vandré, “Pra não dizer que não falei de flores’ apesar de sempre ter sido usada nas manifestações populares, nunca teve o cunho de protesto como esclareceu o próprio Vandré. Essa sua música foi vencedora moral do festival realizado no Maracanazinho, quando 30 mil pessoas vaiaram a escolha da música ‘Sabiá’ de Chico Buarque e Tom Jobim, consagrando a música de Vandré. Em meados dos Anos 90, este aprendiz de digitador, teve o privilegio de trabalhar no Palácio da Redenção com Geraldo Vandré, que nomeado assessor palaciano, circulava pelos corredores, permanentemente com uma máquina fotográfica pendurada no pescoço, se dizendo fotográfico. Como se ver, esse Geraldo Vandré tem histórias que dariam muitos livros.

COUTO DIZ QUE AQUELES QUE DEIXARAM O PT, NUNCA TIVERAM O DNA DOS TRABALHADORES E SÃO UNS OPORTUNISTAS

O deputado federal Luiz Couto (PT) sempre andou em trincheiras diferente do seu antigo companheiro de partido Luciano Cartaxo, ou seja, nunca si bicaram muito. Depois da saída de Cartaxo do PT a hostilidade se ampliou e Luiz Couto sempre que pode alfineta o prefeito. No final de semana durante entrevista, indagado sobre a migração do prefeito Luciano Cartaxo do PT para o PSD, Couto nem pensou duas vezes e foi logo afirmando que muitos quadros que estão deixando o partido nunca tiveram o DNA dos trabalhadores. “Nós vivemos uma crise. Crise na origem grega significa um momento de decisões e julgamentos. O PT foi perdendo alguns valores importantes e assimilou contra-valores que nos prejudicaram. Precisamos fazer autocrítica. Quem cometeu crime, tem que pagar. Eu não defendo a impunidade. Isso é um ponto. Mas não vamos confundir com gente que está saindo do PT porque está vendo que o barco pode afundar. Esses estão deixando o partido porque não sobrevivem fora do poder. São oportunistas”, Fuzilou Couto.

TEM DEPUTADO SE PREPARANDO PARA ADOECER

Temos até de forma cansativa criticado aqui a verdadeira epidemia que acomete a Casa de Epitácio Pessoa, com deputados sempre doentes, abrindo assim espaços para os suplentes, passando a receber o ‘doente’ e o suplente, com sérios prejuízos para os combalidos cofres públicos. Pode até parecer brincadeira, mas a imprensa divulga que o suplente de deputado estadual Elmano Santos, filho do vereador João dos Santos, um dos colegas de coligação já estaria com o pedido de licença pronto, são eles: Janduhy Carneiro, Jutai Menezes, Inácio Falcão ou Genival Matias. Insisto, seria bom que quando saísse tais licenças, fosse também divulgado o nome do medico que as concede. Atualmente seis suplentes estão no exercício do mandato e são eles: Olenka Maranhão (PMDB), Charles Camaraense (PSL), Antônio Mineral (PSDB), Arthur Cunha Lima Filho (PRTB), Jullys Roberto (PEN) e Hervázio Bezerra (PSB). Eles ocupam as vagas dos deputados Trócolli Júnior (PMDB), Tião Gomes (PSL), Branco Mendes (PEN), Jeová Campos (PSB), Doda de Tião (PTB) e Lindolfo Pires (PEN).

A SUSPEIÇÃO LEVANTADA SOBRE NOMINANDO DIINIZ, TAMBÉM NÃO SE APLICARIA A HERVÁZIO BEZERRA?

O governador Ricardo Coutinho alegando que o conselheiro Nominando Diniz Filho, teria fortes ligações com o seu adversário Cássio Cunha Lima, entrou com pedido de suspeição do mesmo para ser relator das contas do governo. Como o pau que bate em Chico obrigatoriamente tem que bater em Francisco, seria o caso de se indagar se a mesma suspeição não se aplicaria com relação a atuação de Hervázio Bezerra na tramitação de tais contas na da Assembleia Legislativa?

NADJA PALITOT PRETENDE VOLTAR A CÂMARA MUNICIPAL

Quem pretende voltar a Casa de Napoleão Laureano é a ex-vereadora Nadja Palitot, que no passado, na condição de suplente chegou a assumir por alguns meses como deputada estadual. Nadja depois de andar por vários partidos políticos, na semana passada assinou ficha de filiação ao PMDB e já foi informando que se encontra a disposição da legenda para 2016. Ela só esqueceu-se de avaliar se sua nova agremiação o PMDB fechar aliança com o PSB do governador Ricardo Coutinho com quem a mesma mantém uma rixa antiga, ou seja, se tal se confirmar Nadja vai ficar literalmente de saia justa.

SÓ TRÊS DEPUTADOS PARAIBANOS COMPARECERAM ÀS SESSÕES DOS VETOS

Todo mundo acompanhou com preocupação na semana passada, a questão da analise dos vetos da presidente Dilma Rousseff, em razão da existência de alguns, sobre matérias, que tratam sobre determinados temas que o governo denominou de pautas-bombas, em razão de trazer novos e pesados gastos. Quem parece que não têm a mesa preocupação da sociedade são alguns parlamentares, que contribuíram para não ocorressem as duas votações em dias diferentes, dentre eles alguns deputados paraibanos. O fato é que dos doze deputados paraibanos apenas três deles, compareceram as duas convocações, Manoel Junior, Hugo Mota e Padre Luiz Couto. Já o deputado Veneziano Vital do Rego compareceu apenas a primeira sessão, enquanto os deputados Efraim Filho, Rômulo Gouveia e Benjamim Maranhão compareceram a apenas à segunda sessão.

SÓ TRÊS DEPUTADOS PARAIBANOS COMPARECERAM ÀS SESSÕES DOS VETOS II

Finalmente os deputados Aguinaldo Ribeiro, Wellington Roberto, Wilson Filho, Damião Feliciano, e Pedro Cunha Lima que não compareceram a nenhuma das duas sessões. Como corre a informação de que os parlamentares de todos os partidos da base, que fugiram de tais sessões o fizeram com o propósito de chantagear a presidente Dilma Rousseff, para atender apenas interesses privados na busca de cargos no governo ou seja, seriam tais deputados despachantes deles mesm,o buscando cargos sem que o governo sequer tenha a certeza de fidelidade, já que ninguém garante que não poderá surgir novas chantagens no futuro. Seria bom esses faltosos em respeito ao povo paraibano desse alguma explicação sobre tais ausências em momento tão importante do nosso Parlamento.

DESMATAMENTO NO BAIRRO CIDADE VERDE

Manuseando os jornais da terra, verifiquei a denúncia de um leito,r de que pessoas estão desmatando uma área de preservação ambiental no Bairro Cidade Verde, mais precisamente ao lado da Escola Mestre Sivuca. Segundo o denunciante, muitas arvores já foram cortadas em que pese existir no local placas informando se tratar de área de preservação. Como a Prefeitura vive dando o mau exemplo, cortando arvores por toda cidade, sendo que a ultima vez foi no Bairro do Bessa ao lado do Clube dos Médicos, as pessoas copiam e fazem o mesmo. Se alguma autoridade ligada ao meio ambiente não adotar providencias imediatas, logo o Bairro irá deixar de ser conhecido como ‘Cidade Verde’.

CPI DA PETROBRAS PODE SE TORNAR UMA GRANDE PIZZA

A CPI da Petrobras começou com grande vitrine que até se ampliou com a reação do seu presidente Hugo Mota, que quando provocado por um colega do PSOL gritou em alto e bom som que na sua terra Homem nenhum lhe gritava e exigiu respeito. Depois dessa cena o que se viu foi diversos envolvidos com respaldo na Justiça, ao serem ouvidos por tal comissão, entrarem mudo e saírem calados, ou seja, necas de pitibiriba no esclarecimento dos fatos criminosos. Mas tal fato não seria motivo para tal apuração se transformar em pizza, pois a polícia também trabalha com essas mesmas dificuldades, mas, sempre existem as testemunhas, os delatores e o mais importante as provas documentais. O danado é que essa CPÍ já foi prorrogada por duas vezes e o seu prazo se esgota agora no dia 23, salvo se for aprovada mais uma prorrogação até o o mês de março vindouro. Dizem as, más línguas que o ritmo da CPÍ foi drasticamente diminuído para não chegar nos rastros do presidente da Câmara Eduardo Cunha. Hugo Mota é um deputado bem jovem e se comprovado um deslize assim tal postura pode enlamear sua carreira.

PETISTAS DE SANTA RITA OPTARAM PELO CONTRACHEQUE

Os militantes do PT de Santa Rita decidiram, por unanimidade, desconsiderar a nota emitida pela vice-presidente estadual do PT, Giucélia Figueiredo, e continuar no governo do prefeito Netinho de Várzea Nova. Giucélia havia sugerido que os filiados entregassem os cargos, como aconteceu em João Pessoa com o prefeito Luciano Cartaxo (PSD) Também em nota, os petistas de Santa Rita decidiram que vão continuar colaborando com Netinho, e dizem estranhar as dúvidas suscitadas por Giucélia quanto à instância municipal. Na nota que publicaram os petistas de Santa Rita, dentre outras coisas: “É de causar estranheza a fala da nossa companheira, e Vice Presidente do PT Estadual, Gilcélia Figueiredo, quando suscita dúvidas acerca da decisão de uma instância municipal, que de acordo com o Estatuto do Partido dos Trabalhadores, garante autonomia para tal.Houve unanimidade, quanto a decisão de colaborar com o Governo Netinho, que é do PR, Pois é, como alguns petistas daqui de João Pessoa alguns companheiros da cidade de Santa Rita entre segurar a bandeira do PT e o contracheque preferiram o contracheque.

RICARDO LANÇOU EDITAL DA SEGUNDA ETAPA DO PROJETO ACOLHER

O governador Ricardo Coutinho lançou ontem, terça-feira, no auditório do Hotel Cabo Branco Atlântico, em João Pessoa, o edital da segunda edição do Projeto Acolher, programa que beneficia pessoas com 60 anos ou mais que vivem em Instituições de Longa Permanência para Idosos (Ilpis). A solenidade faz parte das comemorações do Dia da Pessoa Idosa, que transcorreu no dia 1º de outubro. A iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), visa a melhoria da qualidade de vida dos idosos que moram nas instituições. Na primeira edição do projeto, foram investidos com recursos próprios R$ 2 milhões. Cerca de mil idosos em mais de 30 Ilpis de toda a Paraíba foram beneficiados.

FILHO DE EFRAIM ASSUME COMANDO DOS DEMOCRATAS EM JP

Mesmo sendo desejo do vereador Lucas de Brito assumir o Diretório do DEM na cidade de João Pessoa, quem acabou assumindo a presidência foi o filho do presidente estadual dos Democratas, George Moraes DEM. George está presidindo a comissão provisória do partido em João Pessoa. Atualmente, George é presidente da PBGás. George substitui o vereador Bosquinho que presidia a legenda até então.Depois dessa Lucas de Brito que já não andava se sentindo confortável no DEM deve procurar outra legenda partidária.

A PRAIA DO BESSA A CICLOVIA E A PIADA DO MICROORGANISMO

Considerando a luta dos moradores do Bessa, Jardim Oceania e Aeroclube para que a Prefeitura construa uma ciclovia e um passeio na Praia do Bessa, no trecho entre o Mag-Shopping e o Iate Clube, alguns moradores ricaços que ali residem, já inventaram de tudo, pois não pretendem dividir aquela praia – que julgam ser privada – com o restante da população, pois imaginam que aquele trecho vai continuar a vida inteira como sendo um patrimônio particular de duas dúzias de famílias. Engraçado é que quando eles mesmos ampliaram os seus quintais, construindo áreas de lazer e até piscinas no terreno público, nada os impedia e não existia preocupação com absolutamente nada. Pois bem, não faltava mais nada, imaginem que esta semana uma senhora – deve ser porta-voz do grupo – escreveu para o jornalista Abelardo Jurema, dizendo que nada pode ser feito naquele espaço, em razão da descoberta ali de microorganismos. Ora, como bem disse nas redes sociais o amigo Coriolano Sá Filho “Se em um litoral úmido, com o material vegetal vivo e em decomposição, não tivesse micro organismos, estaríamos no Saara. Ninguém vai impermeabilizar a beira mar do Bessa, nem usar mais que 5% de sua área’. Pois é, fica difícil acreditar que alguém de bom senso dê ouvidos a um besterol desses de microorganismos. Ora, ora, ora, se for então para preservar a natureza, vamos lá então; que tal derrubar as mansões desses falsos ambientalistas e deixar tudo entregue a natureza.

O PC DO B, AS AMEAÇAS E O SEU PEQUENO EFETIVO

Na semana passada todo mundo estupefato assistiu algumas inserções do PT do B, defendendo o indefensável, ou seja, a presidente Dilma Rousseff e o seu governo. O amigo Albergio Gomes Medeiros, ficou tão espantado que disse que até pensou que era o Programa Zorra Total que estava começando mais cedo, mas era puro engano dele Albergio, pois era na verdade um espaço político destinado ao PC do B em que uma comunista se dizia defensora da democracia e voto direto. Pois é, tal senhora se dizia defensora da democracia, do voto direto e certamente também da roubalheira, já que tal pessoa uma deputada do baixo clero, que ninguém conhece, utilizando um teleprompter para leitura, ameaçava até luta em caso de golpe contra a mulher sapiens. Eles iriam apanhar muito por absoluta falta de efetivo, pois aqui mesmo na Paraíba, os militantes dessa agremiação cabem com folga dentro de uma kombi.

O BRASIL DE UM GOVERNO DESMORALIZANTE E SEM PUDOR! – WALMIR UCHÔA UCHÔA –

A nossa Carta Magna garante ao trabalhador brasileiro um salário digno, com o poder aquisitivo capaz de atender as suas necessidades vitais básicas e às de sua família, com moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e previdência social. Observem o preceito constitucional: “artigo 7, inciso IV – Salário mínimo, fixado em lei, nacionalmente unificado, capaz de atender as suas necessidades vitais básicas e às de sua família com moradia, alimentação, educação, saúde.lazer, vestuário, higiene, transporte e previdência social, com reajustes periódicos que lhe preservem o poder aquisitivo, sendo vedada sua vinculação para qualquer fim”.O nosso governo, sem exceções anteriores, não é desmoralizado e mentiroso?. O brasileiro que rasgasse essa pseuda constituição nossa aplicaria a verdade e sepultaria a mentira. Imaginem, hoje, o atual partido governista, que se diz “trabalhadores”, que tanto agitaram e combateram ex-governantes de direitas, além de NADA fazerem pela dignidade do trabalhador e a aplicação das leis constitucionais em vigor, passaram a mão no dinheiro público e atolaram o nosso país em águas profundas da desesperança nacional. O brasileiro precisa buscar o seu direito legal e o seu cumprimento fidelíssimo aplicado. O Brasil de um governo desmoralizante e sem pudor!

Daudeth Bandeira e José de Souza Dantas, do livro: Invenções e descobertas em estilo cordel:

“A NAVEGAÇÃO penetra na água fraca e na forte, em rios, lagos e mares, leste, oeste, sul e norte; grego chinês e fenícios usaram desde o início esse meio de transporte.”

Esta coluna é publicada no http:www.blogdopedromarinho e em quatro portais

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo