Tom Zé leva músicas brasileiras com Breezy Tunes e Sly Jokes para Nova Iorque

Tom ZéA comédia começou quando Tom Zé caminhou no palco no Brooklyn Academy of Music no sábado à noite, uma figura elfin vestida com uma camisa branca e macacão azul-brim. “Finalmente, estou aqui”, disse o Sr. Zé, um compositor brasileiro que atuou pela última vez em Nova York em 2011.

Sorrindo, ele apresentou sua banda de cinco membros com superlativos, depois começou a curar “sexo” (“sexo”), juntado em arremessos aleatórios pelos músicos. Daniel Maia arrumou alguns acordes de guitarra sincopados precisamente e a banda imediatamente clicou no lugar para “Sexo”, a alegre música que abre o álbum de 2016 do Sr. Zé, “Canções Eróticas de Ninar”, com pensamentos crípticos sobre a sobrevivência instinto.

E assim o concerto foi: idéias complexas com um sabor singularmente brasileiro, entregue com músicas baratas, trapaça e um brilho de provocação.

No Brasil, o Sr. Zé, 80, é conhecido como pioneiro, tinkerer, jokester, pensador profundo e gadfly. Ele fazia parte da confiança original do cérebro da Tropicalía, o movimento que trazia um modernismo psicodélico ao pop brasileiro na década de 1960. Mas ele tomou um caminho diferente, muito mais flirty e mais vanguardista do que os compositores mais conhecidos da Tropicalía, Caetano Veloso e Gilberto Gil. No final da década de 1970, ele estava colocando os sons de liquidificadores e aspiradores de pó em suas músicas (embora estes estivessem ausentes no sábado).

Sua introdução a grande parte do mundo fora do Brasil ocorreu na década de 1990, quando o rótulo de David Byrne, Luaka Bop , começou a liberar sua música. O Sr. Zé usa instrumentos e ritmos da tradição brasileira – o cavaquinho (guitarra pequena) do samba, o acordeão e o triângulo do forro -, mas dá a cada elemento uma torção. Suas músicas estão cheias de assimetria, dissonâncias e contraponto meticuloso, ainda assim otimistas e atraentes. O concerto, que foi apresentado ao World Music Institute, atravessou décadas do catálogo e idiomas do Sr. Zé de dentro e de fora do Brasil: bossa nova, pagode, funk, rock, até notas de música clássica, todos compartilhando uma clareza clara como A banda ganhou os seus elogios.

O Sr. Zé enfiou as músicas em um monólogo de corrida. Ele virou entre portugues e inglês quebrado, às vezes saltando fora do palco para reunir uma palavra inglesa sugerida de um membro da audiência. Ele atraiu risadas dos muitos fãs que entendiam o português, ao mesmo tempo em que aumentavam a frustração dos falantes ingleses. Ele talvez estivesse fazendo uma performance de tradução tão problemática, particularmente para um compositor como o Sr. Zé que constrói jogos de palavras complicados e alusões locais em suas letras.

Ele falou sobre a natureza misteriosa das mulheres, sobre aprender sobre o sexo como adolescente (apresentando “Descaração Familiar” ou “Familiar Audacity”), sobre deidades pagãs que unem o masculino e o feminino (apresentando “Ogodo, Ano 2000” ) e sobre Pinball ( “Fliperama” ). Ele provocou sua reputação de “música intelectual”, apenas para acertar “Cademar”, uma miniatura pointillista e polirrítmica de uma canção com letras de Augusto de Campos , líder do movimento experimental de “poesia concreta” no Brasil. Ao exibir algumas de suas capas de álbuns, o Sr. Zé apresentou “Jingle do Disco”, um anúncio para sua música – em inglês e em português – que prometeu que faria os ouvintes mais inteligentes e felizes. Mais tarde, ele teve uma lembrança de uma visita anterior a Nova York:

O Sr. Zé também tinha tutoria física. À medida que a banda tocava “Vai (Menina, Amanhã de Manhã)”, puxou uma guitarra em pedaços, fiel à sua curiosidade analítica perpétua. Outra música, “Carta” – uma carta de amor platônica, explicou ele – o fez vestir e beijar e abraçar um violão como um amante.

Para um não-brasileiro, os componentes extra-musicais do concerto podem ser evasivos. Mas as próprias canções trabalharam de forma direta e deliciosa, com cada um de seus jogos, tornando-os mais divertidos. O Sr. Zé assegurou-se de que esse ponto se deparasse. Para o bis, ele fez mais uma viagem fora do palco para tirar um casal de seus assentos para dançar.

Tradução de artigo do New York Times

Veja também

Sérgio Ricardo entrevista o ator Joallisson Cunha, da série “Cangaço Novo” no Alô Comunidade

 

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo