GERAL

Governo promove festa junina para idosos dos Centros Sociais Urbanos

são joão idosoO Espaço Cultural José Lins do Rego foi palco, nessa quarta-feira (21), para 600 idosos, que com muita alegria e energia contagiante comemoraram o São João, com forró, quadrilhas, comidas típicas, casamento matuto, e demais apresentações. Eles são idosos que participam diariamente das atividades dos Centros Sociais Urbanos (CSUs) de João Pessoa e Região Metropolitana da capital. A ação foi desenvolvida pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano (Sedh), por meio da Gerência de Proteção Social Básica.

Foram realizadas 11 apresentações de vários CSUs localizados nas cidades de Santa Rita e Sapé e nos bairros de Mandacaru, Cejub, CCI do Castelo Branco, Rangel, Geisel, Roger, Cruz das Armas, em João Pessoa, que animaram a celebração junina com danças tradicionais como xaxado, xote, dança da cigana, ciranda de roda, além de uma peça de teatro cênico e o coral.

O casal de noivos juninos, senhor José de Carvalho Ramos, de 72 anos, e a senhora Auzicleide Dorneles, 64 anos, moradores de Mandacaru e membros do CSU do bairro, comentaram que a comemoração entre os idosos foi muito boa, se divertiram, conheceram pessoas e aproveitaram para dançar um bom forro pé de serra.

“Já fazia tempo que eu não participava de uma festa tão organizada, animada e linda como esta. Me fez recordar de bons momentos do nosso passado de adolescente, e isso me traz alegria e nos fortalece para toda vida”, comentou dona Auzicleide.

Maria da Penha Pereira, de 69 anos, participante do CSU de Santa Rita, enfatizou o quanto viver é importante. “Estou muito feliz aqui. Essa festa é uma integração para os idosos, é vida. Eu me sinto renovada com essas comemorações, que a cada ano se torna melhor. Dançar, cantar, nos traz vida, por isso que tenho tanta energia”, disse ela.

Jaciana Magalhães, gerente de Proteção Social Básica da Sedh, explica o quanto é marcante essas ações socioeducativas para os idosos que participam dos CSUs. “Hoje celebramos união e integração entre os idosos, momento que eles vêm com toda energia e ansiedade para se conhecerem, mostrarem seus preparativos como danças, roupas, e se sentirem amados, vem nos dar uma lição de vida”, observou.

Afirmou ainda que “os CSUs se caracterizam como espaço da Comunidade, é onde se recebe diversas expressões e habilidades, seja dos idosos, jovens ou da própria comunidade, tudo na perspectiva da valorização do idoso, do fortalecimento dos vínculos familiares e, sobretudo, amigos que conquistam com a convivência diária”.

Assessoria

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo