GERAL

Raúl Castro confirma disposição de Cuba em avançar nas relações com os EUA

raul castro e obamaO presidente de Cuba, Raúl Castro, destacou nesta segunda-feira a disposição de seu governo em continuar a avançar na normalização das relações com os Estados Unidos em um pronunciamento conjunto com o governante americano, Barack Obama, no qual reiterou que o bloqueio continua a ser o principal obstáculo para o desenvolvimento de seu país.

“Ratifico que devemos pôr em prática a arte da convivência civilizada, que significa respeitar e aceitar nossas diferenças e não fazer delas o centro de nossa relação”, disse Raúl Castro.

O presidente cubano lembrou que nos 15 meses transcorridos desde o anúncio do restabelecimento das relações bilaterais, os dois países avançaram em resultados concretos como a restauração do serviço postal direto e a dos voos diretos regulares, que ocorrerá ainda neste ano, entre outros progressos.

“Muito mais poderia ser feito se fosse suspenso o bloqueio dos Estados Unidos”, disse Raúl, que reconheceu no entanto a disposição do presidente Obama e seus reiterados apelos ao Congresso americano para que seja colocado um fim a essa política.

Raúl Castro classificou como “positivas” as últimas medidas de Washington para aliviar os efeitos do embargo, embora “não suficientes”.

“O bloqueio continua em vigor e tem componentes dissuasivos e efeitos intimidatórios de alcance extraterritorial”, declarou o presidente cubano, que em sua reunião com Obama citou exemplos para lhe mostrar as “consequências negativas” dessa política para Cuba.

O governante também reivindicou a devolução dos terrenos da Base Naval de Guantánamo, que, junto com o embargo, segundo ele, são os principais obstáculos para ter relações bilaterais plenas com os EUA.

EFE

Veja também

Sérgio Ricardo entrevista o ator Joallisson Cunha, da série “Cangaço Novo” no Alô Comunidade

 

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo