GERAL

Primeira semana do ano tem radiação solar extrema na Paraíba

radiação ultraviolenta extremaA primeira semana de janeiro vai ser de radiação ultraviolenta extrema na Paraíba, segundo previsão do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Mesmo apresentando variação de nebulosidade e até pancadas de chuva em algumas regiões, o estado deve registrar deste sábado (2) até sexta-feira (8) Índice Ultraviolenta (IUV) acima de 11, com cidades como Patos e Monteiro registrando até IUV 13 e temperaturas que podem chegar a 39°C.

Veja os detalhes da previsão do Inpe para as cidades de João Pessoa, Campina Grande, Monteiro, Patos e Cajazeiras.

Em João Pessoa, o IUV deve se manter em 12 durante toda a semana e no mesmo período, a temperatura deve variar entre 25°C e 32°C, sendo a temperatura mais alta está prevista para ser registrada na segunda-feira (4). Em Campina Grande o IUV deve se manter semelhante ao de João Pessoa, mas as temperaturas máximas previstas pelo Inpe devem chegar a 33°C, com mínima de 21°C. No Sertão e no Cariri, há previsão de pancadas de chuva entre terça-feira (5) com temperatura mínima de 21ºC prevista em cidades como Cajazeiras e Patos e 20°C em Monteiro.

O IUV representa o valor máximo diário da radiação ultravioleta, no período referente ao meio-dia solar, horário de máxima intensidade de radiação solar. Quanto mais perto a região ficar da linha do Equador, maior a exposição a esta radiação, segundo o Inpe. Como a cobertura de nuvens é algo muito dinâmico e variável, o IUV é sempre apresentado para uma condição de céu sem nuvens, o que, na maioria dos casos, representa a máxima intensidade de radiação.

De acordo com o órgão, cerca de 20 a 30% da quantidade de energia UV no verão chega a Terra em torno do meio-dia (entre 11h e 13h), e cerca de 70 a 80% entre as 9h e 15h.

G1/PB

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo