INTERNACIONAL

Lula recebe na Índia a presidência do G20

Será a primeira vez do Brasil presidindo o G20. O mandato brasileiro vai de 1º de dezembro de 2023 até 30 de novembro de 2024

O presidente Lula (PT) desembarca nesta sexta-feira (8) em Nova Délhi, Índia, para participar da Cúpula do G20 neste sábado (9) e domingo (10). Além disso, Lula receberá a presidência do grupo – será a primeira vez que o Brasil presidirá o G20; o mandato brasileiro vai de 1º de dezembro de 2023 até 30 de novembro de 2024.

O presidente Lula fará o último discurso da cúpula na tarde do domingo, após receber simbolicamente a presidência, que será entregue pelo primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi. Como país ocupante da presidência, o Brasil será responsável por organizar a próxima cúpula, que deve ocorrer em novembro de 2024, no Rio de Janeiro, segundo a Agência Brasil.

Serão linhas basilares da presidência brasileira do G20, segundo o Palácio do Planalto: 

  • Inclusão social e combate à fome, à pobreza e à desigualdade;
  • Promoção do desenvolvimento sustentável em suas dimensões econômica, social e ambiental;
  • Promoção de efetiva reforma das instituições de governança global, que reflita a geopolítica do presente.

Nesta semana, durante o programa ‘Conversa com o Presidente’, Lula destacou alguns pontos que vai tratar na viagem, como um acordo com a Índia envolvendo etanol e a luta contra a desigualdade. Além disso, ressaltou que o Brasil voltou a ter prestígio junto à comunidade internacional e citou os eventos que o país sediará. Durante a viagem à Índia, Lula vai participar de três reuniões de trabalho do G20 e deve receber líderes de outras nações para reuniões bilaterais.

DiarioPB comm Brasil 247

Veja também

Sérgio Ricardo entrevista o ator Joallisson Cunha, da série “Cangaço Novo” no Alô Comunidade

 

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo