GERAL

Governo do Estado inicia o Novembro Azul com ações de incentivo ao autocuidado do homem

Novembro azulO Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), iniciou nesta terça-feira (1) as atividades do Novembro Azul. A campanha teve início com a ornamentação da sede da SES com símbolos do Novembro Azul e distribuição de botons e camisas. As ações seguem até o final do mês, e são articuladas com as Gerências Regionais de Saúde, serviços de saúde e municípios, buscando estimular o incentivo ao autocuidado da população masculina e adoção de hábitos saudáveis.

O Novembro Azul é um movimento que teve origem em 2003, na Austrália e, desde então, são realizadas diferentes estratégias de conscientização sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce de doenças que atingem a população masculina. “A atenção e cuidado com a população masculina deve ser transversal às ações de Atenção Básica em Saúde, que deve potencializar a busca ativa à população masculina e aproximar os homens das Unidades de Saúde da Família, uma vez que, considerando os padrões sociais e culturais do nosso país e Estado, o homem não tem aproximação com o cuidado e autocuidado”, explicou o coordenador da Área Técnica da Saúde do Homem na SES, Hélio Soares.

Hélio disse também que os serviços especializados/hospitalares entram de acordo com a necessidade individual, nos quais o Estado da Paraíba tem diversos serviços, seja de reabilitação, urgência e emergência, saúde mental ou diagnóstico/laboratorial. “Os encaminhamentos seguem o fluxo preconizado nos municípios, e geralmente são referenciados a partir da Atenção Básica. Assim, é importante que os homens procurem a unidade de saúde da família mais próxima à sua residência ao menos duas vezes ao ano, ou sempre que apresentar necessidade, para fazer exames de rotina e acompanhamento”, disse.

Segundo dados da Gerência Operacional de Resposta Rápida, as neoplasias que mais causaram mortes em homens na Paraíba no ano de 2015 foram: Câncer de próstata (322 óbitos), Câncer de brônquios/pulmões (217 óbitos), Câncer de estômago (163 óbitos), Câncer de vias biliares intra-hepáticas (106 óbitos), Câncer de pênis (10 óbitos) e Câncer de testículo (03 óbitos). Quanto às causas gerais de óbitos de homens na Paraíba no mesmo ano, o infarto agudo do miocárdio foi o que mais matou, com 1.263 óbitos.

“Para que ocorra a diminuição da mortalidade do homem, é primordial o incentivo à adoção de hábitos de vida saudáveis, bem como o autocuidado. Neste sentido, a população deve procurar as Unidades de Saúde da Família dos seus municípios para a realização dos exames preventivos”, concluiu Hélio Soares.

Programação – De acordo com a programação, na quinta-feira (3) e sexta-feira (4), haverá a divulgação da campanha junto aos usuários e servidores do Hemocentro da Paraíba. Além disso, o Núcleo de Imunização da SES realiza a atualização vacinal para os servidores.

Na terça-feira (8), na antiga sala do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems), serão realizadas ações de beleza e cuidado para os servidores. Na quinta-feira (10), no Serviço Social do Transporte (Sest) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat), será realizada palestra sobre Saúde Integral do Homem e a Sintomatologia do Câncer de Próstata, Pênis e Testículos. Já na sexta-feira (11), a palestra será realizada no auditório da Fundação Centro de Apoio ao Deficiente (Funad), para o Batalhão de Atendimento Pré Hospitalar do Corpo de Bombeiros da Paraíba.

Nos dias 17 e 18, na SES, haverá uma atividade sobre Saúde Integral do Homem e Sintomatologia do Câncer de Próstata, Pênis e Testículos e realização dos serviços de aferição de pressão arterial, glicemia e testes rápidos. No dia 24, serão realizadas palestras sobre a Saúde Integral do Homem e ginástica laboral, orientações sobre saúde bucal nutricional e relaxamento na Penitenciária Desembargador Sílvio Porto e no hall de entrada da SES. Já no dia 25 essas atividades serão realizadas na Penitenciária de Segurança Máxima Geraldo Brandão. O encerramento do Novembro Azul será dia 30, na área de convivência da SES.

Assessoria

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo