Alceu Valença comemora 70 anos lançando box com seus primeiros discos em vinil

box alceu valençaAlceu Paiva Valença nasceu em 1º de julho de 1946 em São Bento do Una, Pernambuco. Foi desde pequeno influenciado pela música, principalmente pela música local, pelos maracatus, cocos e repentes de viola. Mais tarde se aventurou nas experimentações que efervesciam pela juventude pernambucana, e se aventurou com guitarras, baixo elétrico e sintetizador.

Agora, em comemoração aos seus 70 anos, o cantor e compositor tem parte de sua discografia relançada pela Polysom. São os três primeiros discos gravados na criativa década de 70. Molhado de Suor, de 1974, Vivo de 1976 e Espelho Cristalino de 1977. A surpresa é o raríssimo disco Saudade de Pernambuco que foi gravado no fim da década, em 1979, enquanto Alceu estava em seu autoexílio na França.  Os discos serão remasterizados a partir dos originais e prensados em vinil 180 gramas.

molhado de suorMolhado de Suor – 1974

Esse é o primeiro disco solo de Alceu Valença. Antes disso havia desenvolvido um projeto em parceria com Geraldo Azevedo: Quadrafônico, e também como principal intérprete da trilha sonora do filme “A Noite do Espantalho”, de Sergio Ricardo. Molhado de Suor foi produzido por Eustáquio Sena, o disco traz 11 faixas, incluindo a faixa-bônus “Vou Danado pra Catende”.

vivoVivo – 1976

Vivo é seu segundo álbum e foi gravado ao vivo no Teatro Tereza Rachel durante o show  Vou Danado pra Catende. O álbum foi produzido por Guto Graça Mello e traz oito faixas, entre elas “Sol e Chuva”, “Pontos Cardeais” e “O Casamento da Raposa com o Rouxinol”.
Zé Ramalho da Paraíba participa das músicas “Papagaio do Futuro” e “Edipiana Nº 1”.

alceuEspelho Cristalino – 1977

Alceu lança seu terceiro disco em 1977, Espelho Cristalino tem oito músicas, entre elas “Agalopado” e “A Dança das Borboletas”. Os arranjos são assinados por Alceu e pelo guitarrista Paulo Rafael, com participação de um coro formado por Elba Ramalho, Tania Alves, Marlui Miranda, Tinhazinha e Odaire.

saudade deSaudade de Pernambuco – 1979

Esse raríssimo disco foi gravado em Paris em 79, e que só agora chega às lojas. Saudade de Pernambuco é um disco que havia saído no Brasil apenas como brinde do Jornal da Tarde, traz 10 faixas, entre elas “Apoena”, “O Ovo e a Galinha” e “Cana Caiana”. É um bônus e tanto ao box!

Fonte: Bilesky Discos

Veja também

Sérgio Ricardo entrevista o ator Joallisson Cunha, da série “Cangaço Novo” no Alô Comunidade

 

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo