Dilma inaugura Túnel Rio450 durante festa de aniversário do Rio

rio 450A presidente Dilma Rousseff participou na tarde deste domingo (1) da inauguração do Túnel Rio450, que liga o Centro ao Viaduto do Gasômetro, na Zona Portuária, e é o primeiro subterrâneo do Rio. Na cerimônia, em comemoração aos 450 anos da cidade, a presidente – condecorada no fim do dia com a Medalha 1° de Março – discursou ao lado do governador Luiz Fernando Pezão e do prefeito da cidade, Eduardo Paes.

Em seu discurso, Dilma enfatizou as parcerias entre os governos federal, estadual e municipal e as empresas privadas e também reforçou a importância de unir a cidade. Na plateia, essencialmente políticos e representantes do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e do Comitê Olímpico Internacional (COI).

“Acredito que a afirmação da cidade do Rio de Janeiro é algo importantíssimo para todos nós. E nós estamos provando aqui que uma transformação de porte é possível, combinando a parceria público-privada. Aqui combinamos recursos do governo federal, do governo do estado, da prefeitura e da iniciativa privada. Isso é muito importante, porque gera emprego, qualidade de vida e gera melhor mobilidade urbana e melhor ocupação cultural e de lazer de uma cidade”, afirmou.

“Cumprimento o prefeito por ter inaugurado em Madureira um palácio [terceira sede da prefeitura do Rio, inaugurada neste domingo na Zona Norte] . É uma demonstração que o Rio tem vários corações e eles batem simultaneamente. Um palácio em Madureira [na verdade fica no bairro vizinho de Oswaldo Cruz] faz algo que eu considero importantíssimo, que nós sempre buscamos, quando fizemos, por exemplo, o teleférico lá do Alemão [Conjunto de Favelas do Alemão, na Zona Norte]… Que é acabar com a divisão morro e litoral. Essa divisão gera uma divisão social também. Colocar um palácio em Madureira mostra que a cidade está buscando sua unidade, está construindo esta unidade de forma admistrativa e política”, ressaltou a presidente, também citando a inauguração da Transcarioca, que corta a cidade e permite o transporte de 400 mil pessoas, como exemplo.)

Dilma lembrou ainda da futura Linha 4 do Metrô: “Tenho orgulho de dizer que [a linha] sai de Ipanema via Rocinha… Porque nosso compromisso é esse, unir o morro com o litoral. Algo que foi separado não pela geografia, mas por decisões políticas que dividiram a cidade”.

Paes elogia parceria
Dilma chegou ao Centro do Rio, para a inauguração do túnel, pontualmente às 16h, depois de desembarcar no Rio vinda no Uruguai, onde esteve para a posse do presidente Tabaré Vásquez. Na entrada do Túnel Rio450, na Rua Primeiro de Março, no Centro, a presidente participou da cerimônia de corte da faixa inaugural da obra, da qual também participaram o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman, e o presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach.

RIO 450 ANOS
Tudo sobre o aniversário da cidad

Em seguida, a presidente atravessou o túnel num comboio de autoridades. Ao chegar na saída da passagem subterrânea, ouviu o discurso de Eduardo Paes e de Pezão.

“Os cães ladram e a caravana passa. As pessoas não conseguem perceber essas transformações, mas se não fossem as parcerias [com o governo federal, estadual e com empresas privadas] não teríamos trazido as Olimpíadas para cá. Eu sei do seu esforço e da dificuldade que é governar este país. Aqui no Rio, a senhora tem parceiros, amigos e pessoas que vão permanentemente estar apoiando”, disse Paes em seu discurso.

Pezão fala em sonho realizado
Pezão também citou a parceria entre os governos: “Tenho certeza que os três entes federativos juntos – prefeitura, governo do estado e governo federal –, olhando para frente e sabendo dos ajustes que nós temos que fazer,  [que] não podemos perder a capacidade de continuar a sonhar, a investir e a continuar obras que é o que a população do Rio e do estado e do Rio sonhou durante muitos anos”.

O Túnel 450, com 1.480 metros de extensão e batizado com este nome em homenagem às comemorações do aniversário da capital fluminense, terá três faixas de operação em sentido único, do Centro para o Gasômetro.

Na saída do evento no Centro, pouco antes das 17h, cerca de 5 manifestantes a favor da presidente Dilma carregavam cartazes de apoio. No mesmo horário, um grupo de cerca de 20 pessoas, perto do Palácio da Cidade, em Botafogo, Zona Sul do Rio, protestavam contra o governo. A presidente chegou logo em seguida.

Pezão, Dilma e Paes mostram a medalha comemorativa dos 450 anos do Rio (Foto: Rodrigo Gorosito/G1)

Cerimônia no Palácio da Cidade
Logo após a inauguração do Túnel Rio450, a presidente Dilma Roussef participou da cerimônia oficial de comemoração dos 450 anos do Rio, no Palácio da Cidade, em Botafogo, na Zonal Sul da cidade. No evento, a presidente recebeu a Medalha 1º de Março das mãos do prefeito Eduardo Paes e do governador Luiz Fernando Pezão.

A comemoração contou com a presença dos ministros da Fazenda, Joaquim Levy e dos ministros do Esporte, George Hilton, do Meio Ambiente, Izabella Teixeira e do Turismo, Vinicius Lages. O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha também participou da solenidade.

A cerimônia descontraída, bem ao estilo carioca, nos jardins do Palácio da Cidade teve show com apresentação de Wanda Sá e Roberto Menescal, dois dos mais famosos nomes da Bossa Nova. Eles cantaram “Rio”, “Ela é carioca”, “Samba do avião” , “Valsa de uma cidade” e “Garota de Ipanema”. O dançarino Carlinhos de Jesus subiu ao palco para cumprimentar Dilma, Pezão e Paes. Na companhia  a bailarina Ana Botafogo os dois deram um pequeno show de dança.

Dilma foi agraciada com a medalha juntamente com outros cariocas, de nascimento ou não, mas representantes da carioquice festejada durante todo este domingo de aniversário da cidade: a dama do samba Dona Ivone Lara; a dama do teatro Fernanda Montenegro; o Galinho de Quintino, Zico, recebido aos gritos de “Mengo”; o poeta imortal Ferreira Gullar.

Os vendedores de mate e de biscoito Globo Luís Soares da Silva e Isaias Santos também receberam a premiação. Eles chegaram com o uniforme que usam na praia, levando galões de mate e sacos de biscoito de polvilho.

A cerimônia marcou ainda o lançamento do selo comemorativo, elaborado pelos Correios, e da medalha comemorativa dos 450 Anos, feita em parceria com a Casa da Moeda. Destinada a colecionadores, a medalha cunhada em bronze, prata e ouro e tem seu desenho inspirado no relevo do Morro Dois Irmãos e outros pontos turísticos do Rio. Dilma ganhou uma medalha de prata comemorativa dos 450 anos das mãos do presidente da Casa da Moeda, Francisco Franco.

No discurso, a presidente voltou a ressaltar a parceria do governo federal com os governos do Rio. Dilma também lembrou que a cidade está se preparando para receber as Olimpíadas. “Rio de Janeiro, conte conosco. Nós estaremos presentes para garantir todas as obras. Mais do que as obras, os projetos de resgate social, cultural e histórico dessa cidade fantástica que vai receber uma das maiores cerimônias do mundo que é a Olimpíada. É momento de celebração da paz.”, disse a presidente.

G1

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo