GERAL

Corbyn pede renúncia de May durante debate de moção de censura

Corbyn pede renúncia de MayO líder do Partido Trabalhista, Jeremy Corbyn, abriu nesta quarta-feira o debate da moção de censura que apresentou ontem à noite ao governo britânico pedindo a renúncia da primeira-ministra, a conservadora Theresa May.

O chefe da legenda que lidera a oposição no Reino Unido lembrou à primeira-ministra que seu Executivo experimentou ontem a “pior derrota” de um governo na “história da democracia” britânica.

Corbyn se referiu assim à rejeição, por 432 votos contra e 202 a favor, ao acordo do Brexit selado entre Londres e a União Europeia (UE) em Westminster e que motivou a moção de censura que será votada hoje pela Câmara dos Comuns às 19h (horário local, 17h de Brasília).

O político esquerdista afirmou que a governante conservadora perdeu tanto “a confiança” do parlamento no seu conjunto como dos seus aliados de governo, o norte-irlandês Partido Democrático Unionista (DUP), cujos dez deputados permitem a May governar em minoria.

Estes parlamentares votaram ontem contra o tratado de May, mas já anteciparam que apoiarão o governo conservador na moção de censura desta quarta-feira.

“O governo não pode governar e não pode conseguir o apoio do parlamento no assunto mais importante que nosso país enfrenta”, considerou Corbyn, que garantiu que qualquer outro primeiro-ministro na situação de May teria apresentado sua renúncia e convocado eleições gerais.

Para o líder opositor, o povo britânico “deve poder decidir quais são os seus deputados, o seu governo e quem deve lidar com o Brexit”.

No entanto, a primeira-ministra respondeu a Corbyn que eleições gerais seriam “a pior coisa” que poderia ocorrer neste momento no Reino Unido.

“Afundariam na divisão quando necessitamos de unidade, trariam o caos quando necessitamos de certeza e nos atrasariam quando necessitamos seguir adiante”, destacou May.

A chefe de governo lembrou que o parlamento aceitou a consulta do Brexit, acatou o resultado e convocou o artigo 50 do Tratado de Lisboa, pelo qual se deu início aos dois anos de negociações com a UE, e agora deve “terminar o trabalho”.

“É o que esperam os cidadãos”, afirmou May, ao mesmo tempo em que reiterou sua rejeição a novos pleitos que obrigariam a estender o artigo 50 do Tratado de Lisboa, o que atrasaria o Brexit “até quem sabe quando”, concluiu.

Agência EFE

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo