GERAL

Vírus encontrado no Android consegue ler conversas do WhatsApp

Uvirus androidma nova praga descoberta por pesquisadores de segurança da Kaspersky ataca smartphones Android e consegue até espionar atividades realizadas dentro do WhatsApp. Chamada Skygofree, ela consegue até mesmo ativar o microfone para gravar o que acontece ao redor do usuário.

O vírus foi detalhado em um post feito no site da Kaspersky. O Skygofree é bastante sofisticado: ele consegue detectar a localização exata do dispositivo, conectar o dispositivo infectado a uma rede Wi-Fi controlada por hackers, e até mesmo tirar uma fotografia do usuário com a câmera frontal do aparelho.

Ele também tem poderes para ler conteúdo enviado pelo WhatsApp. Em resumo, o Skygofree consegue acesso a todas as conversas feitas dentro do aplicativo, assim como as realizadas no Viber, Facebook Messenger e Skype, mesmo que as conversas sejam criptografadas. O Skygofree usa uma brecha nos serviços de acessibilidade do Android para ter acesso a esse conteúdo.

De acordo com a Kaspersky, a praga foi encontrada no fim de 2017, mas está na ativa desde 2014, pelo menos. O malware infecta dispositivos a partir da instalação de aplicativos falsos que prometem melhorar a velocidade da internet móvel.

Até o momento, o Skygofree não foi encontrado em apps presentes em lojas oficiais como a Google Play Store, então a melhor maneira de se manter seguro é evitando baixar softwares de fontes pouco confiáveis.

Olhar Digital

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo