MÚSICA

Veja programação do Festival Internacional de Música de Câmara

A organização do 3° Festival Internacional de Música de Câmara da UFPB divulgou a programação completa do evento. Vão se apresentar 24 músicos brasileiros e estrangeiros, mais os da Orquestra Sinfônica da UFPB. Todas as atividades também estão disponíveis na página oficial do festival. Veja aqui a programação completa.

Os concertos serão realizados de 9 a 16 de agosto, na Sala de Concertos Radegundis Feitosa, no campus I, em João Pessoa. Depois de tributos às artes plásticas e à literatura paraibanas, respectivamente na 1° e 2° edição, desta vez o festival homenageará o cinema do estado.

Com troféu confeccionado pelo artista plástico Wilson Figueiredo, natural de Patos, no Sertão da Paraíba, serão condecorados o cineasta Vladimir Carvalho, integrante do movimento Cinema Novo nas décadas de 1960 e 1970, que reivindicou erudição e igualdade social nas produções fílmicas brasileiras; o compositor Pedro Santos, falecido em 1986, autor de trilhas sonoras de filmes como Os Romeiros de Guia, do próprio Vladimir Carvalho, e Menino de engenho, de Walter Lima; e o produtor musical Macus Vinícius.

Os espetáculos, abertos ao público, contarão com a participação do pianista David Witten, da Montclair State University, e do maestro norte-americano Paul Hsung-Ling Chou. O violinista francês Bernard Zinck, da University of Wisconsin-Milwaukee, a violista Kate Hamilton, da University of Nevada Las Vegas, e o pianista concertista Luiz Gustavo Carvalho (Brasil/Rússia) também darão o ar das suas graças.

Com esses nomes de peso, consolida, de uma vez por todas, a internacionalização do Programa de Pós-graduação em Música da UFPB. “O festival busca fortalecer o programa, por meio do intercâmbio artístico e de parcerias com instituições de ponta na área de música, como parte do processo de internacionalização. Também tem a finalidade de estimular a produção artística de professores e de estudantes da UFPB e de outras instituições, com as masterclasses e debates”, afirma Felipe Avelar Aquino, organizador do evento.

Durante o festival, o livro Interseções: um diálogo interartístico em torno da música será lançado pela Editora UFPB, com textos inspirados em obras executadas na edição passada. O evento é uma ampliação de séries de concertos internacionais realizadas desde 2013. Esta 3° edição é uma iniciativa da área de Práticas Interpretativas da pós em música e tem curadoria cinematográfica dos professores João de Lima e Fernando Trevas, além do sociólogo Marcus Alves.

DPB com Portal Correio

Mostrar mais

DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar
PUBLICIDADE