MÚSICA

Veja programação do Festival Internacional de Música de Câmara

A organização do 3° Festival Internacional de Música de Câmara da UFPB divulgou a programação completa do evento. Vão se apresentar 24 músicos brasileiros e estrangeiros, mais os da Orquestra Sinfônica da UFPB. Todas as atividades também estão disponíveis na página oficial do festival. Veja aqui a programação completa.

Os concertos serão realizados de 9 a 16 de agosto, na Sala de Concertos Radegundis Feitosa, no campus I, em João Pessoa. Depois de tributos às artes plásticas e à literatura paraibanas, respectivamente na 1° e 2° edição, desta vez o festival homenageará o cinema do estado.

Com troféu confeccionado pelo artista plástico Wilson Figueiredo, natural de Patos, no Sertão da Paraíba, serão condecorados o cineasta Vladimir Carvalho, integrante do movimento Cinema Novo nas décadas de 1960 e 1970, que reivindicou erudição e igualdade social nas produções fílmicas brasileiras; o compositor Pedro Santos, falecido em 1986, autor de trilhas sonoras de filmes como Os Romeiros de Guia, do próprio Vladimir Carvalho, e Menino de engenho, de Walter Lima; e o produtor musical Macus Vinícius.

Os espetáculos, abertos ao público, contarão com a participação do pianista David Witten, da Montclair State University, e do maestro norte-americano Paul Hsung-Ling Chou. O violinista francês Bernard Zinck, da University of Wisconsin-Milwaukee, a violista Kate Hamilton, da University of Nevada Las Vegas, e o pianista concertista Luiz Gustavo Carvalho (Brasil/Rússia) também darão o ar das suas graças.

Com esses nomes de peso, consolida, de uma vez por todas, a internacionalização do Programa de Pós-graduação em Música da UFPB. “O festival busca fortalecer o programa, por meio do intercâmbio artístico e de parcerias com instituições de ponta na área de música, como parte do processo de internacionalização. Também tem a finalidade de estimular a produção artística de professores e de estudantes da UFPB e de outras instituições, com as masterclasses e debates”, afirma Felipe Avelar Aquino, organizador do evento.

Durante o festival, o livro Interseções: um diálogo interartístico em torno da música será lançado pela Editora UFPB, com textos inspirados em obras executadas na edição passada. O evento é uma ampliação de séries de concertos internacionais realizadas desde 2013. Esta 3° edição é uma iniciativa da área de Práticas Interpretativas da pós em música e tem curadoria cinematográfica dos professores João de Lima e Fernando Trevas, além do sociólogo Marcus Alves.

DPB com Portal Correio

Ouça nossa Rádio enquanto você navega no Portal de Notícias


  Podcast Dez Minutos no Confessionário

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo