GERAL

Veja dicas de ofertas falsas da ‘Black Friday’ para não cair no golpe da propaganda enganosa

Black Friday joão pessoaO consumidor deve ficar atento às promoções anunciadas em estabelecimentos comerciais antecipando a participação no Black Friday, que se realiza neste final de novembro. Para deixar o consumidor mais seguro na hora das compras, a Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor está orientando e dando dicas de como participar desta ação de consumo que se caracteriza por oferecer grandes promoções, tanto em lojas virtuais quanto  físicas.

 O objetivo da campanha educativa/preventiva realizada pelo Procon-JP, durante os dias que antecedem o Black Friday, é inibir  possíveis enganações quanto aos descontos oferecidos. O secretário Helton Renê pede aos consumidores que pretendem aproveitar as promoções durante essa mega promoção para que fiquem atentos à chamada ‘maquiagem’ nos preços.

Ele explica que existe o risco dos produtos terem o valor aumentado alguns dias ou semanas antes da promoção anual, dando a impressão que existe um desconto muito maior durante o Black Friday. “O Procon-JP está atento porque este é um evento do comércio que ocorre no País todo e que vem crescendo a cada ano. É claro que existem mesmo grandes descontos, mas, sempre tem alguém querendo ganhar mais em cima do boa fé do consumidor”.

Detalhes – O titular do Procon-JP acrescenta que, em alguns momentos, o conceito do Black Friday americano, onde realmente os descontos são reais, é desvirtuado. “Aqui no Brasil já foi constatado que alguns comerciantes se aproveitam desse momento porque sabem que o volume de vendas vem aumentando a cada ano e o consumidor, no ímpeto de adquirir algo há muito desejado, não presta atenção em alguns detalhes, por isso o Procon-JP está fazendo o alerta”, disse Helton Renê.

Sites – Helton Renê informa que já foi estimado que, de cada cinco internautas, quatro participem do Black Friday. “Estamos fazendo o mesmo alerta para quem pretende comprar pela internet. O consumidor deve dá preferência a sites com boa reputação no mercado e desconfiar de ofertas muito abaixo do padrão de mercado. Lembrem-se que produtos com descontos muitos grandes podem está com o preço real embutido, de alguma forma”.

O secretário acrescenta que as pessoas devem conferir se a empresa existe de fato e de direito (CNPJ, endereço e telefone de contato), e entrar logo em contato com os órgãos de defesa do consumidor em caso de dúvida ou se identificar algum problema durante a transação. “Em casos ocorridos em João Pessoa, o consumidor deve ligar para o Procon-JP no 0800 083 2015, 3214-3040 ou ir até à sede na avenida Pedro I, 473, Tambiá, ou ainda no posto de atendimento do MP/PB, no Parque da Lagoa, 300”, informou Helton Renê.

Dicas para compra segura pela internet

– Preferir sites com boa reputação no mercado

– Desconfiar de ofertas muito abaixo do padrão de mercado

 – Verificar se o endereço eletrônico indicado na barra é o mesmo informado no site

– Verificar a adoção de sistemas de segurança (cadeado ativo no canto direito da tela) principalmente quando fornecer dados pessoais

– Desconfiar de formas de pagamento incomuns como depósito em conta de pessoas físicas

– Conferir se a empresa existe de fato e de direito (CNPJ, endereço e telefone de contato)

– Evitar compras através das redes sociais, preferindo sites de compras

– Entrar imediatamente em contato com os órgãos de defesa do consumidor em caso de dúvida ou se identificar algo suspeito durante a transação.

Redação com Procon-JP

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo