Especialista discute durante evento, o panorama da Organização das Pessoas com Doença Falciforme no Brasil

conselho nacional de falciformeO Conselho Municipal de Saúde de Campina Grande (CMS/CG), juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde de Campina Grande (CMS-CG) e a Associação Paraibana de Portadores de Anemias Hereditárias (ASPPAH) realizarão no dia 17 de novembro, no auditório da Vila do Artesão, das 8h às 17h, o “III Encontro de Pessoas com Doença Falciforme da Borborema”.

Alusivo ao dia Nacional da Consciência Negra (20 de novembro), a temática abordada esse ano será “Panorama da Organização das Pessoas com Doença Falciforme no Brasil: desafios dos Movimentos Sociais”. O evento contará com a participação da palestrante Maria Zenó Soares da Silva que é graduada em Serviço Social pela UFMG e pós-graduada em Saúde Pública e Ciências Políticas.

Maria Zenó que é também, portadora da doença falciforme é a presidente da Associação de Pessoas com Doença Falciforme e Talassemia do Estado de Minas Gerais (Dreminas). A associação é uma instituição sem fins lucrativos fundada em 1991 e constituída por amigos, familiares e pessoas com doença falciforme. Sua meta é a organização social das pessoas com a doença, buscando o desenvolvimento das potencialidades individuais e coletivas.

“Tive diagnóstico tardio, pois na minha época não existia teste do pezinho. Mas sempre tive muitas crises e internações. Quando se é portador de uma doença assim é difícil aceitar que você é diferente, mas é preciso aprender a conviver com essas diferenças. Não parei de sonhar, apenas adaptei os meus sonhos a sonhos possíveis à minha realidade”, afirma Zenó.

O III Encontro de Pessoas com Doença Falciforme da Borborema conta ainda, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação de Campina Grande (SEDUC); Secretaria Municipal de Assistência Social de Campina Grande (SEMAS); Vila do Artesão de Campina Grande; Comitê de Saúde da População Negra (SES/PB); Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e do Movimento Negro de Campina Grande (MNCG).

Durante o evento, haverá uma apresentação Cultural com a participação da Comunidade Quilombola Caiana dos Crioulos e do cantor e professor da Rede Pública de Ensino, Bosco Júnior.

DIÁRIO PB

Veja também

Sérgio Ricardo entrevista o ator Joallisson Cunha, da série “Cangaço Novo” no Alô Comunidade

 

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo