GERAL

Um presente inusitado: O PAPA e a sobrevivência no INFERNO

papa com discoUma notícia causou espécie recentemente: o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, em encontro sobre o clima no Vaticano, presenteou o Papa Francisco I com nada menos do que um disco do grupo de Funk Racionais MC’s. Até aí tudo bem, imagino que o Pontífice não ocupe os momentos de lazer, curtindo um bom funk, afinal de contas ele não tem mais idade para ensaiar uns passos sampleados. Mas ele poderia receber o tal presente em nome da boa educação e depositá-lo num petit coin dos seus aposentos ou escritórios.

O título e a motivação do disco é que são elas. O disco, gravado em 1997, chama-se Sobrevivendo no inferno. E sua motivação, podemos dizer que, se sustenta no tripé humano-social-religioso, porquanto traz na capa o versículo 3, do salmo 23. Não, esse versículo não é de linguagem imprecativa, não. Esse vers. preleva de uma linguagem invocativo-suplicante. Diz apenas, “Refrigere minha alma e guia-me no caminho da justiça”. Mas agora bagunçou tudo! Um grupo de marmanjos que não vivem em igrejas nem em missão e até a elite insinua que são usuários de produtos que não se pode mandar entregar pelos correios! Metem-se em falar de coisas divinas?… Calma gente! Nada tão divino quanto a paz e o bem-estar humano. Afinal de contas, foi Santo Irineu de Lion quem escreveu: A glória de Deus é o homem vivo. E aqui, “vivo” significa não vegetar nem ser morto em qualquer esquina impunemente, mas viver com dignidade.

E esse povo assim rezando?! Sim. Por que não? Disse Santo Agostinho que Quid cantat bis orat. Claro, se esse canto constituir-se em oração. E na Bíblia não há modelo maior de oração do que os salmos. E este verso do salmo 23 é uma oração equilibrada e fortalecedora: ele contém dois verbos no imperativo afirmativo, mas, no caso, não é uma ordem, sim um pedido. O salmista dirige-se a alguém, no caso Deus, pedindo que proteja e fortaleça a alma e o leve por caminhos que o faça chegar a bom termo. E o Evangelho diz que a oração será verdadeira se for validada pela sinceridade do “orante”, e será eficiente, isto é, atendida por Deus, se o “orante” for humilde e insistente. Bem, eu não tenho um “femômetro” para medir a sinceridade e autenticidade da fé dos integrantes do Racionais MC’s.

Contudo, indícios apontam que grupos como Racionais MC’s, O Rappa e outros do gênero estão mais comprometidos com o bem-estar e a paz social do que se possa imaginar: muito mais do que “ongueiros” e a maioria dos religiosos, de políticos eu nem falo. Esses artistas-cantores que nasceram em ambiente inóspito à vida, onde grassa a violência pela indiferença e ação cruel do Estado, onde cujas populações, segundo Manoel Bomfim e a observação de quem o queira, nascem infelizes, vivem sofredoras e morrem miseráveis. Para que melhor descrição do inferno que esta? Aliás, inferno, além de ser o mundo inferior, isto é, debaixo da terra, para os israelitas, significa ausência de Deus, ou seja, do bem, da paz, de tudo que é de fato bom para o ser humano. E este papa, até onde o percebo, tem alma e coração suficiente para compreender isso.

Este Estado negligente, lá só aparece ou para cobrar impostos ou para distribuir projéteis e “porradas”. Então, esses grupos de funk, que obrigados pela situação periclitante e movidos por amor a si mesmo aos seus consortes, lançam-se numa múltipla função, levar a essa gente: alegria com sua arte; conscientização com seu grito de protesto; esperança com a possibilidade de lutar, ser ouvido e consequentemente obter melhorias; bem-estar e paz social com o exemplo de que há outros caminhos a trilhar que não aderir à violência de que são vítimas desde o ventre materno.

Tanto Francisco quanto os componentes do Racionais MC’s e quem seja humano sabem que para a sociedade funcionar a contento todos devem ter o necessário à sobrevivência digna, e ninguém precisa ter demais. Pois aquilo que sobra na conta bancária de alguns, é o que falta na mesa de muitos, diariamente! Se um grupo vai mal, a sociedade não pode estar bem. Analogamente, se há uma unha encravada, é todo o corpo que sofre. Cada indivíduo e a sociedade, como um todo, precisa aprender isso; ao contrário todos pagam o preço social que se está pagando no Brasil.

Todo presente ofertado deve ser escolhido atendendo as possibilidades, no caso as necessidades, de quem oferece, e as condições de possibilidades: de gosto, de nobreza de sentimento, de capacidade e solicitude para acolher e retribuir, daquele que o recebe. Então, este presente com seu valor em si e com toda a simbologia que o envolve, não poderia ser mais oportuno para o grupo de jovens que o escolheu, para o representante da cidade que teve a oportunidade de entregá-lo, para todos os habitantes da cidade, que desejem o bem do ser humano, e para o recebedor que terá mais uma chance de exercitar sua humanidade, coisa que ele tem demonstrado até agora, ajudando, de alguma forma, uma parcela dos filhos de Deus que sofrem e gritam sem ser ouvidos.

Este papa, seguindo a linha de João XXIII e Paulo VI, tem demonstrado que veio para contribuir com a sociedade, não apenas ser midiático e repousar em cadeiras confortáveis e leitos acetinados. Um dos indicadores é sua atitude com a qual lida com as ideias. Ele está mais disposto a ouvir do que a ordenar e normatizar, salvo se for para coibir abusos internos à instituição, diga-se de passagem.

O que é bom para as instituições raramente serve para os indivíduos, assim sendo, se a Igreja quiser continuar existindo e tendo ressonância na sociedade tem de descer do trono e sentar entre o povo que a ouve, para que possa também ouvi-lo e caminharem juntos. Ecclesia populusque Dei numa mesma sintonia. Humano como ele tem se mostrado, saberá dimensionar o que quer dizer “sobrevivendo no inferno”, na realidade latino-americana. E de alguma forma demonstrará isso. Pelo menos este gesto serve para gritar ao mundo que os pobres no Brasil sempre foram abandonados ao mais vil nível de vida.

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo