GERAL

Uber pede ajuda de usuários para barrar votação na Câmara de São Paulo

An illustration picture shows the logo of car-sharing service app Uber on a smartphone next to the picture of an official German taxi signNesta segunda-feira, um post no blog oficial da Uber e em várias redes sociais convida os simpatizantes do aplicativo que conecta usuários com motoristas particulares a se manifestar contra o Projeto de Lei (PL) 349/2014, do vereador Adilson Amadeu (PTB).

O Projeto de Lei 349/2014, que tem a intenção de proibir o modelo de economia compartilhada representado pela Uber, vai ser colocado em votação nesta terça-feira (30) na Câmara dos Vereadores de São Paulo. Em recente reunião da Comissão de Finanças e Orçamento na câmara, que deu parecer favorável, Amadeu disse que esse “projeto é importante porque vai dar a constatação para aqueles que realmente têm condições de trabalhar, ou seja, tem o alvará e o Condutax (Cadastro Municipal de Condutores de Táxi). Quem não tem essas licenças, está passando por cima da legislação e fraudando os cofres do município, porque não recolhem os impostos”.

De acordo com a proposta, a associação entre empresas administradoras desses aplicativos e estabelecimentos comerciais também será proibida. Se a medida for aprovada pela Câmara de São Paulo e sancionada pelo prefeito, Fernando Haddad, quem descumprir a regra pagará multa de R$ 1.700, terá o veículo apreendido e poderá sofrer outras sanções.

Segundo texto da Uber, esse projeto vai contra o conceito de compartilhamento de veículos introduzido pelo Plano Diretor Estratégico da Cidade de São Paulo. Esse mesmo projeto teve um parecer contrário à sua aprovação pela Comissão de Trânsito, Transporte, Atividade Economica, Turismo, Lazer e Gastronomia da Câmara Municipal de São Paulo porque ele faz o “cerceamento da atividade econômica produtiva e desestimula meios alternativos para melhoria da mobilidade urbana na Cidade de São Paulo.”

Na página da Uber, um exemplo da mensagem que deve ser enviada aos vereadores está disponível para quem desejar se manifestar à favor, bem como os endereços de e-mail dos vereadores.

Desde que chegou ao Brasil, a Uber tem sido alvo de várias polêmicas, a maioria delas envolvendo taxistas. Recentemente, o aplicativo foi tema de debate em uma audiência realizada em Brasília, na Câmara dos Deputados, marcada por fortes declarações. Na ocasião, um representante dos taxistas disse que “vai ter morte”, aumentando ainda mais a tensão.

O Dia

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo