GERAL

Paraibanos ficam em segundo lugar em competição latina sobre petróleo

PetrobowlEstudantes da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) ficaram em segundo lugar na etapa da América Latina e Caribe do Petrobowl, competição internacional que reúne estudantes de Engenharia de Petróleo em jogos de perguntas e respostas sobre a área. A equipe paraibana perdeu apenas na final para estudantes da Universidad Nacional Autónoma de México (Unam), mas ainda garantiu vaga na próxima etapa, que acontece em Houston, nos Estados Unidos.

Para um dos integrantes da equipe, Leonardo Severiano, é uma satisfação muito grande representar o Brasil em uma competição mundial. “Foi uma felicidade muito grande conseguir esse resultado. Ficamos em primeiro entre as equipes brasileiras e em segundo no geral. A nossa expectativa agora é estudar forte para surpreender novamente”, disse.

A primeira etapa aconteceu no sábado (27) em um hotel do Rio de Janeiro e reuniu 20 universidades. Os paraibanos enfrentaram alunos do Brasil, Trinidad e Tobago, Colômbia e México. A competição é um ‘mata-mata’. Um moderador faz a pergunta e a equipe que apertar o botão primeiro tem direito a responder. Tudo deve ser respondido em inglês. O grupo que acertar o maior número de respostas dentro de um tempo estipulado passa para a próxima fase.

Além de Leonardo, a equipe paraibana é formada pelos estudantes Ana Paula Dantas, Kildare Gurjão, Larissa Aguiar e é coordenada pela professora Luciana Amorim. Eles são alunos do último período do curso de Engenharia de Petróleo e foram selecionados após uma peneira entre os estudantes da UFCG. O grupo foi o único representante das regiões Norte e Nordeste na competição.

Eles começaram a se preparar em outubro de 2014. “Nós corremos atrás de livros e se reuníamos três vezes por semana. Dividimos as disciplinas para que cada um ficasse com uma área, fizemos um planejamento e deu tudo certo”, contou Leonardo, completando que ainda fizeram rifas para custear a viagem.

Agora os paraibanos têm pouco mais de três meses para estudar para a etapa mundial, que acontece no dia 28 de setembro no maior congresso sobre petróleo do mundo. Serão 36 equipes de todos os continentes e eles buscam patrocínio para custear a ida da equipe aos Estados Unidos.

G1

Veja também

Sérgio Ricardo entrevista o ator Joallisson Cunha, da série “Cangaço Novo” no Alô Comunidade

 

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo