JUSTIÇA

Toffoli libera Lula, mas só para encontro com familiares

Morre irmão de LulaO ministro Dias Toffoli, presidente do STF, acaba de autorizar que o ex-presidente Lula, preso político desde abril do ano passado, saia da cadeia para participar do enterro de Vavá, seu irmão. “É um dever do estado”, disse ele. No entanto, Toffoli determinou que o corpo de Vavá seja levado para uma unidade militar. Com isso, a ideia é impedir que sejam feitos registros de Lula.

O caso Vavá provocou forte divisão no bolsonarismo. De um lado, Sergio Moro atuou, por meio da Polícia Federal, para impedir que Lula – a quem considera inimigo – participasse do enterro. No entanto, o presidente em exercício, Hamilton Mourão, defendeu a presença de Lula, por se tratar de uma questão humanitária. Toffoli, que possui assessoria militar no STF, optou por uma saída intermediária.

Lula foi preso em abril do ano passado, com a finalidade de ser impedido de disputar as eleições presidenciais. Sem Lula na disputa, Jair Bolsonaro se elegeu e convidou Moro para ser ministro. Diante da explícita perseguição política, Lula é forte candidato a receber o Prêmio Nobel da Paz em 2019. Uma petição pública lançada pelo Adolfo Perez Esquivel já conta com mais de meio milhão de assinaturas.

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo