GERAL

Sobe para 82 número de mortos em terremoto de magnitude 7 na Indonésia

terremoto de magnitude 7 na IndonésiaAs autoridades elevaram para 82 o número de mortos neste domingo como consequência de um terremoto de magnitude 7 que sacudiu a turística ilha de Lombok, na Indonésia.

O tremor, cujo hipocentro foi detectado a 10 metros de profundidade, aconteceu uma semana depois de outro terremoto que deixou 16 mortos e mais de 300 feridos também em Lombok.

Hoje o maior número de mortos, 65, foi registrado no distrito de Lombok Norte, enquanto houve nove em Lombok Ocidental, dois em Lombok Central, outros dois em Lombok Oriental e quatro na cidade de Mataram, segundo os últimos dados oficiais citados pela agência de notícias “Antara”.

O ministro do Interior de Singapura, K. Shanmugan, que se encontra em Mataram, maior cidade de Lombok, afirmou que houve cenas de pânico e danos no hotel onde está hospedado.

“Estava no meu quarto, no décimo andar, trabalhando em meu notebook. De repente, o quarto balançou violentamente, abriram-se rachaduras nas paredes, era praticamente impossível ficar de pé. Ouvi gritos”, narrou Shanmugan no Facebook.

Várias imagens postadas em redes sociais mostram escombros nas ruas de Lombok devido ao terremoto, além de cenas de pânico no aeroporto internacional de Bali.

“Houve tsunamis que entraram em terra com alturas de 10 a 13 centímetros. A altura máxima estimada é de meio metro”, disse em comunicado o porta-voz da Agência Nacional de Gestão de Desastres (BNPB), Sutopo Purwo Nugroho.

No entanto, pouco depois, a Agência de Meteorologia, Climatologia e Geofísica do país, em sua conta no Twitter, cancelou o alerta de tsunami.

Além de Lombok, o tremor também foi sentido em Bali, na ilha de Sumbawa e na província de Java Oriental, segundo Sutopo.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), que registra atividades sísmicas em todo o mundo, informou que o hipocentro foi detectado a 10 quilômetros de profundidade e 2,4 quilômetros a leste de Loloan, uma cidade no norte da ilha.

O terremoto aconteceu às 19h46 (horário local; 8h46 de Brasília), e foi seguido de várias réplicas.

A ilha de Lombok, onde fica o vulcão Rinjani, está a leste de Bali, principal destino turístico da Indonésia.

No dia 29 de julho, 16 pessoas morreram e outras 355 ficaram feridas em um terremoto de magnitude 6,4 e posteriores réplicas também em Lombok, e mais de 1.500 construções, entre residências e estabelecimentos comerciais, sofreram danos.

A Indonésia fica sobre o chamado Anel de Fogo do Pacífico, uma área de grande atividade sísmica e vulcânica sacudida por cerca de 7 mil tremores por ano, em sua maioria de magnitude moderada.

Em 2004, um terremoto perto da costa noroeste da ilha de Sumatra gerou um tsunami que causou pelo menos 280 mil mortes em mais de 10 países banhados pelas águas do oceano Índico – a maioria na Indonésia.

Agência Brasil

Veja também

Sérgio Ricardo entrevista o ator Joallisson Cunha, da série “Cangaço Novo” no Alô Comunidade

 

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo