SMS realiza ação noturna de promoção à saúde para trabalhadores

senhor saúdeCom o objetivo de incentivar a prevenção à saúde da população, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Atenção Básica, promoverá nesta quarta-feira (20) uma ação voltada para os trabalhadores. As atividades iniciam às 17h na Igreja Evangélica Casa de Oração, no bairro José Américo.

A ação contará com todos os serviços oferecidos nas Unidades de Saúde da Família (USF), a exemplo de acolhimento, aferição de sinais vitais, avaliação odontológica, atendimento de enfermagem, consulta médica, orientações sobre saúde do homem e da mulher, entre outras atividades.

“Nossa intenção é levar o atendimento da Atenção Básica aos usuários que não conseguem comparecer às unidades de saúde da família durante o dia por motivos de trabalho”, explicou Julianny Cunha, profissional da Atenção Básica da Rede Municipal de Saúde.

Os trabalhadores que comparecerem ao local serão atendidos por médico, enfermeiro, odontólogo, técnico em enfermagem e agentes comunitários de saúde, de acordo com suas necessidades específicas.

Atenção Básica – Em João Pessoa, a Atenção Básica é formada por 191 Equipes de Saúde da Família, Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD), Consultório na Rua e Academias da Saúde. A cada mês são realizados cerca de 370 mil atendimentos nas Unidades de Saúde da Família (USF).

Nas USFs, são oferecidos serviços básicos para o usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) como, por exemplo, dor de garganta sem febre, cólica abdominal ou menstrual, casos de viroses, febre, resfriados, tosses, vômitos, diarreia, hipertensão leve e mal estar em geral. Além disso, as pessoas também podem procurar uma USF quando precisar fazer um curativo, nebulização ou verificar a pressão arterial.

Dentro da política de prevenção, em cada USF são realizadas consultas médicas, odontológicas e de enfermagem, oferecendo também o exame citológico, marcação de outros exames e consultas especializadas, além de ações educativas para os usuários e planejamento familiar.

Assessoria

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo