Sem ameaça de Nico, Hamilton anota 11ª pole do ano. Massa supera Bottas
Líder do campeonato, Lewis Hamilton chegou a Monza, palco do GP da Itália deste fim de semana, com um placar de dez pole positions em 2015 contra apenas uma de Nico Rosberg, em 11 etapas. E se o retrospecto já credenciava o britânico da Mercedes como franco favorito a assegurar mais uma vez a posição de honra do grid no treino classificatório deste sábado, o trabalho dele foi facilitado após o alemão descobrir que precisaria usar um motor 15 cavalos menos potente, o mesmo da etapa anterior, na Bélgica, em razão de um problema no treino livre disputado mais cedo.
Sem a ameaça do companheiro de equipe, o bicampeão mundial sobrou com o motor atualizado da Mercedes e não teve dificuldades para conquistar a 11ª pole no ano, com o tempo de 1m23s397. A TV Globo transmite o GP da Itália ao vivo no domingo, às 9h (de Brasília).
E queria Rosberg que seu problema neste sábado se resumisse a Hamilton. Com o motor defasado, o vice-líder da temporada ainda viu a dupla da Ferrari brilhar em casa. Para delírio da torcida italiana que enchia as arquibancadas, Kimi Raikkonen e Sebastian Vettel se colocaram entre as Flechas de Prata, com o finlandês levando a melhor sobre o tetracampeão, algo raro nesta temporada.
– Tivemos que voltar para um motor que já correu seis corridas. Não é o ideal – lamentou Nico.
A Williams, por sua vez, confirmou os prognósticos otimistas de Felipe Massa e apresentou evolução, mostrando-se como terceira força do grid, à frente de Lotus e Force India que haviam se destacado nos treinos livres e na corrida anterior. O brasileiro levou a melhor no duelo particular com seu parceiro de equipe Valtteri Bottas e ficou com a quinta posição no grid. Já Felipe Nasr não teve o mesmo sucesso. Fritou pneu durante sua volta rápida no Q2, perdeu centésimos preciosos e acabou eliminado, em 12º, enquanto seu parceiro de Sauber, o sueco Marcus Ericsson avançou ao Q3, e garantiu o 10º lugar. Sergio Pérez (Force India), Romain Grosjean (Lotus) e Nico Hulkenberg (Force India) completaram o top 10.
O treino ficou marcado por uma cena inusitada ocorrida com Max Verstappen no fim do Q1. Após ter problemas no motor da STR, o jovem holandês deixou os boxes nos segundos finais para avaliar o estado do carro. Ele andava lentamente na pista quando a carenagem localizada atrás do cockpit se desprendeu repentinamente, voando pelos ares e deixando o motor do bólido totalmente exposto.
Já virou rotina: as duplas da McLaren, Jenson Button e Fernando Alonso, e da Manor, Will Stevens e Roberto Merhi, foram eliminadas logo no Q1. Quem amargou a vaga restante foi Verstappen, da STR. Com problemas no motor, o holandês ficou a maior parte do tempo nos boxes, e saiu para pista nos segundos finais para avaliar o carro. Enquanto andava lentamente, parte da carenagem atrás do cockpit se soltou e voou pelos ares, deixando motor e radiadores expostos. Os mais velozes foram Hamilton Rosberg, da Mercedes. Massa e Nasr nem precisaram se esforçar muito para avançarem para o Q2 em 11º e 8º, respectivamente.
Avançaram: HAM, ROS, RAI, PER, HUL, BOT, VET, NAS, ERI, GRO, MAS, SAI, MAL, RIC, KVY
Eliminados: BUT, ALO, STE, MER, VER
Massa se classificou para a superpole com tranquilidade, em quinto, logo à frente de Bottas. Já para Nasr o treino acabou no Q2. O brasileiro da Sauber fritou o pneu em sua última volta rápida e acabou com o 12º tempo. Seu companheiro, por sua vez, conseguiu tirar o máximo do carro e avançou com o nono tempo. Além de Nasr, foram eliminados Maldonado, Sainz, Kvyat e Ricciardo. Lá na ponta, Hamilton foi novamente o mais rápido, enquanto Rosberg viu as Ferraris de Vettel e Raikkonen ficarem entre ele o britânico.
– Foi um erro. Eu estava forçando muito o carro desde o Q1. Mesmo no Q2 era uma volta boa, mas senti que fui muito no limite. Mas o que temos que investigar é que estou muito abaixo em termos de velocidade em relação ao outro carro. Mas estou em uma posição boa para a corrida de amanhã – disse Nasr.
Avançaram: HAM, VET, RAI, ROS, MAS, BOT, PER, GRO, ERI, HUL
Eliminados: MAL, NAS, SAI, KVY, RIC
Na superpole, Hulkenberg foi o primeiro a marcar tempo, 1m25s317. O alemão da Force India ficou pouco tempo na ponta, sendo logo superado por Hamilton, Vettel, Raikkonen, Massa, Rosberg e Bottas, nesta ordem de tempos. A pole provisória era do britânico da Mercedes, com 1m23s397.
Como de costume, a cinco minutos do fim, os pilotos voltaram para os boxes e colocaram pneus novos para tentarem melhorar seus tempos nos últimos minutos. Hulk teve problemas no motor, parou na entrada dos boxes e deixou a disputa. Com o cronômetro zerado, Raikkonen surpreendeu Vettel e pulou para segundo.
Com motor menos potente, Rosberg não passou do quarto lugar. Massa anotou o quinto tempo e venceu o duelo particular com Bottas. Último a receber a bandeirada, Hamilton nem precisou melhorar seu tempo para assegurar a 11ª pole em 12 etapas.
GRID DE LARGADA
1 – Lewis Hamilton (Mercedes) 1m23s397
2 – Kimi Raikkonen (Ferrari) 1m23s631
3 – Sebastian Vettel (Ferrari) 1m23s685
4 – Nico Rosberg (Mercedes) 1m23s703
5 – Felipe Massa (Williams/Mercedes) 1m23s940
6 – Valtteri Bottas (Williams/Mercedes) 1m24s127
7 – Sergio Perez (Force India/Mercedes) 1m24s626
8 – Romain Grosjean (Lotus/Mercedes) 1m25s054
9 – Nico Hulkenberg (Force India/Mercedes) 1m25s317
10 – Marcus Ericsson (Sauber/Ferrari) 1m26s214
11 – Pastor Maldonado (Lotus/Mercedes) 1m24s525
12 – Felipe Nasr (Sauber/Ferrari) 1m24s898
13 – Will Stevens (Marussia/Ferrari) 1m27s731
14 – Roberto Merhi (Marussia/Ferrari) 1m27s912
15 – Carlos Sainz Jr. (STR/Renault) 1m25s618 *
16 – Daniil Kvyat (RBR/Renault) 1m25s796 *
17 – Jenson Button (McLaren/Honda) 1m26s058 *
18 – Fernando Alonso (McLaren/Honda) 1m26s154 *
19 – Max Verstappen (STR/Renault) sem tempo *
20 – Daniel Ricciardo (RBR/Renault) sem tempo *
* Sainz Jr., Kvyat, Button, Alonso, Verstappen e Ricciardo receberam punições no grid por troca de motores
Globo Esporte