GERAL

Sem ameaça de Nico, Hamilton anota 11ª pole do ano. Massa supera Bottas

Lewis HamiltonLíder do campeonato, Lewis Hamilton chegou a Monza, palco do GP da Itália deste fim de semana, com um placar de dez pole positions em 2015 contra apenas uma de Nico Rosberg, em 11 etapas. E se o retrospecto já credenciava o britânico da Mercedes como franco favorito a assegurar mais uma vez a posição de honra do grid no treino classificatório deste sábado, o trabalho dele foi facilitado após o alemão descobrir que precisaria usar um motor 15 cavalos menos potente, o mesmo da etapa anterior, na Bélgica, em razão de um problema no treino livre disputado mais cedo.

Sem a ameaça do companheiro de equipe, o bicampeão mundial sobrou com o motor atualizado da Mercedes e não teve dificuldades para conquistar a 11ª pole no ano, com o tempo de 1m23s397. A TV Globo transmite o GP da Itália ao vivo no domingo, às 9h (de Brasília).

E queria Rosberg que seu problema neste sábado se resumisse a Hamilton. Com o motor defasado, o vice-líder da temporada ainda viu a dupla da Ferrari brilhar em casa. Para delírio da torcida italiana que enchia as arquibancadas, Kimi Raikkonen e Sebastian Vettel se colocaram entre as Flechas de Prata, com o finlandês levando a melhor sobre o tetracampeão, algo raro nesta temporada.

– Tivemos que voltar para um motor que já correu seis corridas. Não é o ideal – lamentou Nico.

A Williams, por sua vez, confirmou os prognósticos otimistas de Felipe Massa e apresentou evolução, mostrando-se como terceira força do grid, à frente de Lotus e Force India que haviam se destacado nos treinos livres e na corrida anterior. O brasileiro levou a melhor no duelo particular com seu parceiro de equipe Valtteri Bottas e ficou com a quinta posição no grid. Já Felipe Nasr não teve o mesmo sucesso. Fritou pneu durante sua volta rápida no Q2, perdeu centésimos preciosos e acabou eliminado, em 12º, enquanto seu parceiro de Sauber, o sueco Marcus Ericsson avançou ao Q3, e garantiu o 10º lugar. Sergio Pérez (Force India), Romain Grosjean (Lotus) e Nico Hulkenberg (Force India) completaram o top 10.

O treino ficou marcado por uma cena inusitada ocorrida com Max Verstappen no fim do Q1. Após ter problemas no motor da STR, o jovem holandês deixou os boxes nos segundos finais para avaliar o estado do carro. Ele andava lentamente na pista quando a carenagem localizada atrás do cockpit se desprendeu repentinamente, voando pelos ares e deixando o motor do bólido totalmente exposto.

Já virou rotina: as duplas da McLaren, Jenson Button e Fernando Alonso, e da Manor, Will Stevens e Roberto Merhi, foram eliminadas logo no Q1. Quem amargou a vaga restante foi Verstappen, da STR. Com problemas no motor, o holandês ficou a maior parte do tempo nos boxes, e saiu para pista nos segundos finais para avaliar o carro. Enquanto andava lentamente, parte da carenagem atrás do cockpit se soltou e voou pelos ares, deixando motor e radiadores expostos. Os mais velozes foram Hamilton Rosberg, da Mercedes. Massa e Nasr nem precisaram se esforçar muito para avançarem para o Q2 em 11º e 8º, respectivamente.

Avançaram: HAM, ROS, RAI, PER, HUL, BOT, VET, NAS, ERI, GRO, MAS, SAI, MAL, RIC, KVY
Eliminados: BUT, ALO, STE, MER, VER

Massa se classificou para a superpole com tranquilidade, em quinto, logo à frente de Bottas. Já para Nasr o treino acabou no Q2. O brasileiro da Sauber fritou o pneu em sua última volta rápida e acabou com o 12º tempo. Seu companheiro, por sua vez, conseguiu tirar o máximo do carro e avançou com o nono tempo. Além de Nasr, foram eliminados Maldonado, Sainz, Kvyat e Ricciardo. Lá na ponta, Hamilton foi novamente o mais rápido, enquanto Rosberg viu as Ferraris de Vettel e Raikkonen ficarem entre ele o britânico.

– Foi um erro. Eu estava forçando muito o carro desde o Q1. Mesmo no Q2 era uma volta boa, mas senti que fui muito no limite. Mas o que temos que investigar é que estou muito abaixo em termos de velocidade em relação ao outro carro. Mas estou em uma posição boa para a corrida de amanhã – disse Nasr.

Avançaram: HAM, VET, RAI, ROS, MAS, BOT, PER, GRO, ERI, HUL
Eliminados: MAL, NAS, SAI, KVY, RIC

Na superpole, Hulkenberg foi o primeiro a marcar tempo, 1m25s317. O alemão da Force India ficou pouco tempo na ponta, sendo logo superado por Hamilton, Vettel, Raikkonen, Massa, Rosberg e Bottas, nesta ordem de tempos. A pole provisória era do britânico da Mercedes, com 1m23s397.

Como de costume, a cinco minutos do fim, os pilotos voltaram para os boxes e colocaram pneus novos para tentarem melhorar seus tempos nos últimos minutos. Hulk teve problemas no motor, parou na entrada dos boxes e deixou a disputa. Com o cronômetro zerado, Raikkonen surpreendeu Vettel e pulou para segundo.

Com motor menos potente, Rosberg não passou do quarto lugar. Massa anotou o quinto tempo e venceu o duelo particular com Bottas. Último a receber a bandeirada, Hamilton nem precisou melhorar seu tempo para assegurar a 11ª pole em 12 etapas.

GRID DE LARGADA

1 – Lewis Hamilton (Mercedes) 1m23s397
2 – Kimi Raikkonen (Ferrari) 1m23s631
3 – Sebastian Vettel (Ferrari) 1m23s685
4 – Nico Rosberg (Mercedes) 1m23s703
5 – Felipe Massa (Williams/Mercedes) 1m23s940
6 – Valtteri Bottas (Williams/Mercedes) 1m24s127
7 – Sergio Perez (Force India/Mercedes) 1m24s626
8 – Romain Grosjean (Lotus/Mercedes) 1m25s054
9 – Nico Hulkenberg (Force India/Mercedes) 1m25s317

10 – Marcus Ericsson (Sauber/Ferrari) 1m26s214
11 – Pastor Maldonado (Lotus/Mercedes) 1m24s525
12 – Felipe Nasr (Sauber/Ferrari) 1m24s898
13 – Will Stevens (Marussia/Ferrari) 1m27s731
14 – Roberto Merhi (Marussia/Ferrari) 1m27s912
15 – Carlos Sainz Jr. (STR/Renault) 1m25s618 *
16 – Daniil Kvyat (RBR/Renault) 1m25s796 *
17 – Jenson Button (McLaren/Honda) 1m26s058 *
18 – Fernando Alonso (McLaren/Honda) 1m26s154 *
19 – Max Verstappen (STR/Renault) sem tempo *
20 – Daniel Ricciardo (RBR/Renault) sem tempo *

* Sainz Jr., Kvyat, Button, Alonso, Verstappen e Ricciardo receberam punições no grid por troca de motores


Globo Esporte

Ouça nossa Rádio enquanto você navega no Portal de Notícias


  Podcast Dez Minutos no Confessionário

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo