GERAL

Rússia se prepara para iniciar maior exercício militar desde o fim da União Soviética

exercício militarCom a mobilização de cerca de 300 mil homens, a Rússia lança na terça-feira (10) os maiores exercícios militares desde o fim da União Soviética, denunciados pela Otan como o ensaio para um “grande conflito”. Batizados de “Vostok-2018” (Leste-2018), em russo, eles serão realizados de 11 a 17 de setembro.

Essa mobilização maciça terá ainda a participação dos exércitos chinês e mongol e se estenderá por pontos de operações militares entre Moscou e a Península de Kamtchatka, no Extremo Oriente do paí. Os exercícios ocorrem em meio a tensões persistentes com o Ocidente, entre a crise ucraniana, o conflito sírio e inúmeras acusações de interferência na política ocidental.

O Exército russo comparou esta demonstração de força ao “Zapad-81” (Oeste-81) que, há quase 40 anos, mobilizou entre 100 mil e 150 mil soldados do Pacto de Varsóvia no Leste Europeu, as maiores manobras organizadas na era soviética.

“Haverá um ar de Zapad-81, mas mais imponente de certa maneira”, declarou no final de agosto o ministro da Defesa russo, Serguei Shoigu.

Vostok-2018: contingente previsto

300 mil soldados
36 mil veículos militares
1.000 aviões
80 navios

“Imagine 36.000 veículos militares se movendo ao mesmo tempo: tanques, blindados de transporte de tropas, veículos de combate de infantaria. E tudo isso, é claro, em condições próximas a uma situação de combate”, explicou.

Todo o repertório moderno do Exército russo será exibido: mísseis Iskander, capazes de transportar ogivas nucleares, tanques T-80 e T-90 e os recentes caças de combate Su-34 e Su-35. No mar, a frota russa implantará várias fragatas equipadas com mísseis Kalibr, que provaram seu valor na Síria.

Os últimos exercícios militares russos na região, Vostok-2014, reuniram 155.000 soldados, já as manobras Zapad-2017 (Oeste-2017) organizadas no ano passado nas portas da União Europeia implicaram 12.700 homens segundo Moscou, enquanto a Ucrânia e os países bálticos citaram um contingente muito maior.

G1

Veja também

Sérgio Ricardo entrevista o ator Joallisson Cunha, da série “Cangaço Novo” no Alô Comunidade

 

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo