GERAL

Romance de escritora radicada na Paraíba é premiado no Jabuti 2015

Maria Valéria RezendeO romance ‘Quarenta Dias’ (Alfaguara), da escritora radicada na Paraíba Maria Valéria Rezende, conquistou o primeiro lugar do Prêmio Jabuti 2015, divulgado na quinta-feira (19). A obra tem a Paraíba como mote e é o primeiro da autora a alcançar o 1º lugar no prêmio.

Valéria já ficou em 2° lugar na categoria Infantil em 2009 por ‘No Risco do Caracol’ e em 3° lugar na Juvenil, em 2013, por ‘Ouro Dentro da Cabeça’.

A escritora analisa que o resultado “é como ganhar no bicho”. “Já estive em júri. Quando seleciona bons livros na final, isso é muito subjetivo”, justifica.

Em ‘Quarenta Dias’, a protagonista Alice, professora aposentada, cruza o país por insistência da filha, que mora na capital do Rio Grande do Sul e quer que a mãe se mude para perto e a ajude com a gravidez e posterior criação do filho. Assim, acaba abandonando sua vida pacata em João Pessoa para acompanhar a filha em Porto Alegre.

Para fazer o livro “escrito de maneira cuidadosamente descuidada”, Maria Valéria foi fazer um ‘laboratório’ em Porto Alegre, fazendo em parte o que a personagem paraibana faria. “É a primeira vez que ouso fazer uma personagem paraibana. E, pelo visto, ela não soou falsa”, acredita.

G1/PB

Veja também

Sérgio Ricardo entrevista o ator Joallisson Cunha, da série “Cangaço Novo” no Alô Comunidade

 

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo