Revolta do apito: árbitros do Brasileiro ameaçam greve

árbitrosOs homens do apito podem colocar em risco o Campeonato Brasileiro. Os árbitros estudam fazer um protesto em todas os jogos da 18ª rodada da competição, nesta quarta-feira e também na quinta. A manifestação tem como alvo o veto da presidente Dilma Rousseff, no início de agosto, ao artigo da MP 671 do Futebol, que concederia à arbitragem, como direito de arena, 0,5% da verba proveniente da transmissão das partidas.

– A gente está estudando ainda como será o protesto – afirmou ao blog Extracampo o presidente da Associação Nacional de Árbitros de Futebol (Anaf), Marco Antônio Martins. – Às 18 horas, vamos lançar uma nota. A princípio não vai afetar a rodada. Iniciaremos uma manifestação hoje (quarta-feira) e, na quinta-feira, faremos uma assembleia. Provavelmente, se nossos pleitos não forem atendidos, poderemos chegar a uma paralisação no fim de semana.

A ideia é que nesta quarta-feira, antes do início das partidas, os árbitros entrem no gramado exibindo uma faixa de protesto. Outra possibilidade que a categoria estuda é o uso de uma tarja preta no uniforme.

mobilização teve início na tarde de segunda-feira, quando renomados árbitros como Marcelo de Lima Henrique e Péricles Bassols, entre outros, se reuniram com o presidente da CBF, Marco Polo del Nero, na sede da entidade. Chegou-se a cogitar uma greve já para esta rodada, mas ficou decidido que seriam esgotadas todas as possibilidades de negociação antes da opção por medidas mais drásticas. Na última terça-feira, o ex-árbitro Evandro Roman, deputado federal pelo PSD, do Paraná, fez pronunciamento a favor da arbitragem na tribuna da Câmara dos Deputados.

O direito de arena não é a única reivindicação dos árbitros. Porém, é a que mais vem mobilizando a categoria, que pleiteia também negociar diretamente com fornecedores de material esportivo, patrocinadores e a desvinculação das federações regionais.

– É uma luta de 15 anos do nosso Sindicato. Passou pelo Senado, mas a presidente Dilma, em decisão monocrática, vetou o artigo que daria melhores condições à arbitragem. Os jogadores já têm 5% de direito de arena. Os árbitros têm sua imagem exposta e nada levam – afirmou o presidente da Anaf.

Extra

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo