GERAL

Fórum de Governança da Internet deve conectar mais de 7 mil participantes em João Pessoa

Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha LimaAlém dos 2.500 participantes esperados em João Pessoa, capital da Paraíba, cerca de 5 mil pessoas deverão acompanhar o Fórum de Governança da Internet (IGF, em inglês) por acesso remoto. O evento terá conexão com 40 centros remotos (remote hubs) em diversos países tornando possível a participação global. Serão disponibilizados 10 gigabytes de banda no Centro de Convenções de João Pessoas, onde o evento será realizado em novembro, para conetividade no local, e ao redor do mundo.

Chengetai Masango, da Secretaria do IGF de Genebra, Suíça, considerou o quanto a tecnologia irá favorecer a diversidade na participação.

– Estudantes, empresários, representantes de organizações sem fins lucrativos, profissionais da área de Internet de vários países, todos estarão próximos e poderão acompanhar o que estará sendo debatido durante o evento em João Pessoa, mandar perguntas, ou fazer considerações – disse Chengetai Masango. Os moderadores remotos estarão mediando esses contatos.

A reunião de vários grupos de pessoas interessadas em discutir políticas públicas que favoreçam a socialização da Internet e sua governança em todo o mundo é o propósito maior do IGF, desde a sua primeira edição, em 2006.

Naquele ano, no encontro inaugural do IGF realizado em Atenas, foi mais difícil abrir o leque de participações, pois ainda eram pouco frequentes as conexões webcasting. O número de participantes presenciais foi de 253 pessoas, segundo a lista publicada no site do IGF, e houve a transmissão online dos áudios das palestras. Não havia remote hubs. Já no ano seguinte, no Rio de Janeiro, o encontro teve 3.300 pessoas registradas, mas foi em 2008, em Hyderabad, Índia, onde a interatividade online realmente se efetivou.

O conselheiro do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), residente na cidade onde o IGF 2015 será sediado, Percival Henriques, ressalta que o evento representa a força da união entre setores da sociedade pela garantia da evolução da Internet:

– Os setores do ecossistema de governança da Internet, governo, especialistas, empresários e sociedade civil, estarão em João Pessoa realizando um debate importantísimo para o desenvolvimento da Internet da forma como defendemos, com neutralidade, segurança e inclusão.

De acordo com o gerente de Operações do NIC.br, Marcelo Gardini, em João Pessoa a banda de Internet disponível para a conectividade dentro e fora do evento poderá alcançar 10 gigabytes. São milhões de bytes a mais do que o disponibilizado na Turquia, onde o IGF foi realizado em 2014, que alcançou 600 megabytes.

– Iniciaremos a preparação técnica uma semana antes do início do evento, marcado para o dia 9 de novembro. Teremos equipamentos comparados a um servidor no Centro de Convenções e no mínimo 20 pessoas trabalhando na sala de operações – explicou Marcelo Gardini, acompanhado por Eduardo Frias, da Secretaria do IGF de Nairóbi, capital do Quênia. Segundo Frias, todas as palestras serão transmitidas via webcasting e terão transcrição instantânea na tela (estenotipia).

A comissão de preparação do IFG 2015 está em João Pessoa nesta semana para definir estes e outros detalhes para o encontro que será realizado entre os dias 9 e 13 de novembro, no Centro de Convenções Ronaldo Cunha Lima, em João Pessoa.

DiárioPB com Assessoria

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo