GERAL

Relatório aponta que 216 mil menores foram vítimas de abuso sexual em 70 anos por padres e religiosos na França

Sputnik Cerca de 3.000 pedófilos atuaram na Igreja Católica da França desde 1950, conforme um relatório da Comissão Independente Francesa sobre Abuso Sexual na Igreja.

O chefe da comissão independente que investigou o abuso infantil na igreja, Jean-Marc Sauve, disse que cerca de 216.000 menores de idade foram abusados por membros do clero católico na França desde 1950.

“Isso é devastador, porque a relação entre 216.000 e 3.000 é de um agressor para 70 vítimas. É assustador para a sociedade francesa, para a Igreja Católica”, afirmou.

Sauve revelou que tem havido uma negligência sistémica e silêncio do topo da hierarquia católica sobre o abuso. Ele adicionou que o problema existe até agora.

“As consequências são muito sérias. Cerca de 60% de homens e mulheres que foram abusados sexualmente enfrentam grandes problemas em sua vida sentimental ou sexual”, informou Sauve.

A comissão começou a trabalhar em 2018 devido a escândalos nas igrejas de outros países e inclui médicos, sociólogos, historiadores e teólogos. Eles examinaram arquivos de igrejas, de tribunais e policiais e entrevistaram mais de 6.500 vítimas e testemunhas de crimes. O relatório elaborado tem 2.500 páginas.

O promotor francês recebeu evidências de 22 casos de violência, sobre os quais ainda é possível instaurar processos penais dado que os sacerdotes envolvidos ainda estão vivos.

Anteriormente, o papa Francisco modificou a legislação da igreja, assinando três documentos para impulsionar a luta contra a pedofilia e abuso sexual na Igreja Católica.

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo