GERAL

Regata oceânica abre no domingo o calendário náutico da PB em 2016

Regata oceânicaVeleiros grandes, com tamanhos entre 18 e 30 pés de comprimento e tripulados por equipes que vão de quatro a 12 pessoas. Embarcações à vela projetadas para velejar em alto mar e que há quatro anos não competiam em mares paraibanos. É este o cenário que será encontrado no próximo domingo, na Praia do Jacaré, na largada da primeira etapa do Campeonato Paraibano de Vela Oceânica. A expectativa dos organizadores é que entre 12 e 15 veleiros participem da prova que marca a abertura do calendário náutico do Estado em 2016.

A largada acontece a partir das 12h30, no pier do Iate Clube da Paraíba, na Praia de Jacaré. Os veleiros vão até uma boia da marinha localizada mar adentro, no litoral de Cabedelo, fazem a volta, e depois retornam para o mesmo ponto do início. Vence a prova quem fizer o percurso em menor tempo.

Para Edvaldo Barbosa, um dos organizadores da prova e capitão da Flotilha de Oceano de Cabedelo (Foca), o objetivo principal do Campeonato Paraibano de Vela Oceânica é retomar um esporte apaixonante que estava de certo ponto abandonado na Paraíba:

Fazia quatro anos que a flotilha paraibana estava adormecida”

– Fazia já quatro anos que a flotilha paraibana estava adormecida. Então queremos revitalizá-la. E esta regata vai ser um excelente pontapé inicial neste sentido, principalmente porque abre o calendário de esportes náuticos da Paraíba em 2016 – comentou Edvaldo, dizendo em seguida que se a prova tiver mesmo os 15 barcos previstos será uma marca história para o Nordeste.

O campeonato ao longo do ano vai ter seis etapas, sendo que os três piores resultados de cada embarcação é descartado. Esta primeira etapa será a de percurso mais curto e a medida que a competição for avançando as regatas terão tamanhos maiores, aumentando assim o nível de dificuldade da competição.

Entre os competidores, barcos de João Pessoa, Cabedelo, Natal, Rio de Janeiro e até um barco de Campina Grande, cidade paraibana que não tem acesso ao mar.

Três tipos de barcos vão competir: os monocascos (que como o nome diz são veleiros de apenas um casco), os catamarãs (veleiros de dois cascos) e os trimarãs (veleiros com um casco grande central e dois cascos menores laterais). Como o primeiro tipo são embarcações mais lentas, estes largarão dez minutos anos dos outros dois tipos, como forma de equilibrar a disputa e fazer com que todos os competidores cheguem mais ou menos juntos. A previsão é que esta prova dure pouco mais de duas horas.

Um outro detalhe é que a maré prevista para a hora da prova é de 0,50 metros e a prova acontece independente do clima que estiver fazendo no dia.

– Pode fazer sol ou chuva que estaremos lá, competindo. Aliás, a única coisa que nos pode parar é a falta de vento – brincou Edvaldo Barbosa.

G1/PB

Veja também

Sérgio Ricardo entrevista o ator Joallisson Cunha, da série “Cangaço Novo” no Alô Comunidade

 

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo