Projeto OSPB nos Bairros encerra temporada 2017 com concerto na Catedral

ospb na igrejaA Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves, principal igreja católica da Paraíba, situada no Centro de João Pessoa, será o cenário para o concerto de encerramento da programação deste ano do OSPB nos Bairros, projeto da Orquestra Sinfônica da Paraíba que tem como objetivo levar a música para moradores de comunidades da Capital e de outras cidades do Estado.

O concerto, que será o 14º oficial da Temporada 2017, será nesta quinta-feira (19), às 20h, com regência do maestro Luiz Carlos Durier e participação do Coro Sinfônico da Paraíba. A entrada é gratuita.

“Vai ser um grande momento para todos nós, para a Orquestra Sinfônica e para a população que lá estiver presente, para que a gente possa desfrutar da companhia deles e fazer um belo concerto”, disse o maestro Durier. “Com essa apresentação, a gente está encerrando a temporada do concerto nos bairros e nas igrejas e planejando já pelo menos uns dez concertos para o próximo ano, para a temporada 2018”, informou.

A expectativa, de acordo com o maestro, é que a igreja esteja lotada. “Nós preparamos um repertório muito interessante, constituído de música sacra, música brasileira e música americana. Vai ser um concerto leve, um concerto para que as pessoas possam sair de lá com as almas bem leves. É o que a gente preparou para a população. Então aproveitamos para convidar todo mundo”, finalizou Durier.

O concerto será aberto por “Três Peças Nordestinas”, do compositor, arranjador, pianista e regente pernambucano Clóvis Pereira (1932), autor de frevos, caboclinhos e maracatus, além de obras para coro e orquestra e de peças para orquestra sinfônica. A relação do compositor com a Paraíba inclui a atuação como professor da UFPB e regente do Coral Universitário da Paraíba.

Em seguida, será a vez de “Original Rags – Ragtime”, do compositor e pianista americano Scott Joplin (1868-1917). Além de ser considerado o “pai do jazz”, Scott é também uma das figuras mais importantes no desenvolvimento do ragtime clássico (uma das principais influências na fase inicial do jazz, juntamente com o blues), com a possibilidade de admitir composições extensas, como óperas e sinfonias.

O público presente na Catedral, igreja construída em 1586 pelos primeiros colonizadores da Paraíba como forma de homenagear Nossa Senhora das Neves, vai testemunhar também a execução da “Sinfonieta n. 1 (dividida em allegro moderato, andante e allegro)”, do compositor brasileiro Samuel Krahenbuhl (1980), professor de Violino, Viola, Regência, Composição, História da Música, Música de Câmera e Escrita Musical na Escola de Artes da Unasp/HT e professor de Violino e Viola da Unasp/EC. O compositor é ainda regente titular da Orquestra Sinfônica Jovem da Unasp/HT e da Spalla da Orquestra Sinfônica Jovem da Unasp/EC.

Para encerrar o último concerto desta temporada do Projeto OSPB nos Bairros, 40 coralistas do Coro Sinfônico da Paraíba participam da apresentação da “Cantata n. 147 – Jesus Alegria dos Homens”, de J. S. Bach (1675 – 1750), e “Allelluia do Oratório O Messias”, de G. F. Haendel (1685 – 1759).

OSPB nos Bairros

Em João Pessoa, o projeto OSPB nos Bairros já levou a Orquestra Sinfônica da Paraíba às igrejas São Francisco de Assis, em Mangabeira; Nossa Senhora Aparecida e Santíssima Trindade, no Valentina Figueiredo; Santíssima Trindade, no José Américo; São Francisco de Assis, no Centro, e São José Operário, no bairro de Cruz das Armas. O projeto foi também a Campina Grande no último dia 11 de outubro, para um concerto comemorativo aos 153 anos da cidade, no Parque Bodocongó.

Regente

Paraibano de João Pessoa, Luiz Carlos Durier é o regente titular da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba (OSJPB) há 20 anos. Seu trabalho direcionado para jovens músicos em formação tem reconhecimento em todo o Brasil. Em setembro de 2013 foi nomeado diretor artístico e regente titular da Orquestra Sinfônica da Paraíba (OSPB). No ano de 2012, o maestro recebeu a Comenda de Honra ao Mérito, pelo desempenho profissional frente à OSPB.

Entre suas atividades, conduziu a OSPB na gravação ao vivo do CD da cantora Marinês e sua Gente e do DVD Sivuca e os Músicos Paraibanos. Com a OSPB e a OSJPB, esteve à frente de concertos com artistas populares como Ângela Rô Rô, Arnaldo Antunes, Tico Santa Cruz e Renato Rocha (Detonautas), Flávio José, Genival Lacerda, Alcione, Toninho Ferragutti, Geraldo Azevedo, Dominguinhos e Zélia Duncan.

Por dois anos consecutivos, Luiz Carlos Durier regeu a Orquestra Sinfônica da Paraíba e a Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba em grandes concertos comemorativos ao aniversário da cidade de João Pessoa, com artistas paraibanos, que lotaram o Teatro Pedro do Reino, no Centro de Convenções. No dia 5 de agosto do ano passado, a apresentação teve como destaque o cantor e compositor Zé Ramalho, e neste ano, as atrações foram as cantoras Cátia de França e Nathalia Bellar.

Coro Sinfônico da Paraíba

Fundado em 1960, é um dos grupos oficiais da Orquestra Sinfônica da Paraíba, formado por coristas da mais larga experiência e das mais variadas idades e profissões, que desenvolvem o gosto pelo canto coral, com o objetivo de proporcionar a todos uma música de qualidade. Desde então tem atuado junto à Orquestra Sinfônica da Paraíba e Orquestra Sinfônica Jovem, em diversos concertos, com grande repercussão no meio musical, apresentando importantes obras para coro e orquestra, além de concertos didáticos e populares.

O grupo tem, em seu currículo, inúmeras apresentações em festivais nacionais e internacionais em diversas partes do Brasil e em encontros de coros. O maestro Daniel Seixas é o regente do Coro Sinfônico da Paraíba.

Secom/PB

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo