GERAL

Prefeitos da Paraíba vão ao STF cobrar definição sobre Lei dos Royalties

Prefeitos da ParaíbaPrefeitos paraibanos se reuniram nesta quinta-feira (4), em João Pessoa, e definiram que irão realizar uma mobilização em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília, na quarta-feira (10), às 13 horas, para cobrar definição sobre as novas regras de distribuição dos royalties do petróleo contidas na Lei 12.734/2012. A reunião entre os gestores foi promovida pela Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup) e também serviu para definir a pauta prioritária municipalista que será apresentada na sexta-feira (5) à bancada federal paraibana, a partir das 8h30 no Hotel Nord Luxxor Tambaú, na Capital.

Há seis anos, em uma decisão monocrática na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 4917, ajuizada pelo governador do Rio de Janeiro, a ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Cármen Lúcia suspendeu, em caráter cautelar a legislação. A lei provoca uma nova distribuição de valores. Caso a lei comece a valer, a Paraíba receberá R$ 4 bilhões por ano em royalties e mais R$ 500 milhões referentes a multas.

Durante o encontro, os gestores falaram dos problemas que são vivenciados em seus municípios e afirmaram que vêm faltando recursos para serviços essenciais. Na pauta que foi elaborada, encontram-se matérias que estão em tramitação no Congresso e também as que estão judicializadas, a exemplo da ação que trata sobre os royalties do petróleo.

Segundo o presidente da Famup, George Coelho, o encontro da sexta servirá também para aproximar as gestões municipais dos deputados e senadores, bem como a oportunidade de solicitar o apoio de todos para priorizar e aprovar as pautas de interesse dos municípios.

“Hoje passamos por uma situação financeira difícil com muitas atribuições e sem os recursos suficientes para atender à população. A reunião vai dar a oportunidade de conversarmos com a bancada e ouvir dos nossos representantes seus posicionamentos em relação aos pleitos que serão apresentados”, disse o presidente da Famup.

Correio

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo