GERAL

Pré-candidaturas crescem em João Pessoa e em CG

Na capital, já são pelo menos 13 nomes na pré-disputa pela prefeitura; em Campina Grande, o número chega a dez.

Neste mês, o número de pré-candidaturas aos cargos de chefe do Executivo em João Pessoa e em Campina Grande deu um “salto”. São pelo menos 13 nomes na capital paraibana e outros dez na segunda maior cidade do Estado que se disponibilizaram a concorrer para comandar as cidades pelos próximos quatro anos, a contar de 2021.
Oriundos de partidos bem diferentes, em comum, os adversários têm o desafio de convencer os cidadãos dos maiores colégios eleitorais do Estado sobre a viabilidade de seus projetos, além de lutar pela oportunidade de gerenciar também os maiores orçamentos municipais.

Da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) surgiram nomes como o de Wallber Virgulino (Patriota), Wilson Filho (PTB), Eduardo Carneiro (PRTB) e Anísio Maia (PT), apenas na disputa em João Pessoa. O ex-deputado
estadual Raoni Mendes (DEM) também está na corrida. Já Ruy Carneiro (PSDB) e Julian Lemos (PSL) se predispõem a deixar a Câmara Federal e, licenciado da Câmara Municipal, João Almeida (Solidariedade), do mesmo modo, lançou a pré-candidatura. Ainda há nomes como do procurador Carlos Monteiro (Rede Sustentabilidade), do comunicador Nilvan Ferreira (MDB), do advogado Pablo Honorato (PSoL), do jornalista Rafael Freire (UP) e do ex-prefeito Cícero Lucena (Progressistas), que retornou à atividade política após anos de isolamento. A expectativa é que a lista possa aumentar com os anúncios de partidos como o PCdoB, PSB
(do ex-governador Ricardo Coutinho, que trabalha o nome da mulher, Amanda Rodrigues), Cidadania (do governador João Azevêdo) e do PV (do prefeito Luciano Cartaxo), que tem as ex-secretárias Edilma Freire, Socorro Gadelha e Daniela Bandeira como opções.
Assim como na capital paraibana, Campina Grande tem mulheres de olho na disputa: as ex-secretárias Ana Cláudia Vital do Rêgo (Podemos) e Tatiana Medeiros (MDB). Acrescentam a lista o empresário Arthur Bolinha (PSL), os deputados estaduais Inácio Falcão (PCdoB), Manoel Ludgério (PSD) e Tovar Correia Lima (PSD), o ex-deputado estadual Bruno Cunha Lima (PSD), o suplente de vereador Lucas Ribeiro (Progressistas), o coronel reformado do Exército Márcio Saraiva (DEM) e o ex deputado federal Walter Brito Neto (MDB), que decidiu retornar à cena política.
Pela Emenda Constitucional (EC) 107/2020, promulgada pelo Congresso Nacional no dia 2 de julho, as datas das eleições em primeiro e segundo turno foram adiadas, respectivamente, para os dias 15 e 29 de novembro, em razão da pandemia provocada pelo novo coronavírus. Com isso, o registro dos candidatos escolhidos em convenções partidárias foi estendido e o prazo final para a apresentação dos pedidos junto à Justiça Eleitoral passou para o dia 26 de setembro (inicialmente o prazo era 15 de agosto). Até lá, os pré candidatos precisam de muita articulação para garantir a confirmação no pleito.

Fonte: A UNIÃO

Thais Cirino
thaiscirino@hotmail.com

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo