A noite desta segunda-feira (24) promete ser bastante agitada para quem for ao Ponto de Cem Réis, onde se apresentam, a partir das 19h, as bandas Os Fulano e Cabruêra, Dejinha de Monteiro e Jorge de Altinho, na programação do ‘São João do Jeito da Gente’, que este ano homenageia o Centenário de Jackson do Pandeiro. O evento é realizado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio de sua Fundação Cultural (Funjope), e faz parte do AnimaCentro.

Para abrir a programação da noite, um tributo a Jackson do Pandeiro com as bandas Cabruêra e Os Fulano, juntas no projeto ‘Jackson Racional e os Afrobatuques’, uma revisita a parte menos conhecida do repertório do artista paraibano. Nos anos 1970 ele gravou canções que mostram a influência da ‘Cultura Racional’, pregada pela “Universo em Desencanto”, assim como frequentou terreiros de Candomblé e chegou a compor e gravar músicas com essa temática, na década de 1950.

A Cabruêra, formada por Arthur Pessoa (voz, pandeiro e violão), Pablo Ramirez (bateria e percussão), Eddy Gonzaga (baixo) e Léo Marinho (guitarra), realizou diversas turnês pela Europa, EUA e África e teve quatro álbuns lançados no exterior. Já a banda Os Fulano, formada por Lucas Dan (sanfona), Jader Finamore (cavaquinho), Betinho Lucena (triângulo) e Thiago Melo (zabumba), tem dois discos gravados e já se apresentou em palcos voltados à música nordestina.

Depois vem Dejinha de Monteiro, que sobe ao palco pouco antes das 21h, e vai animar o público com muito forró, cantando músicas autorais como ‘Amor e saudade’, ‘Viver de aparências’ e outras que foram sucessos nas vozes de vários artistas, a exemplo de ‘O canto da ema’ (Jackson do Pandeiro), ‘Não chores mais’ (Gilberto Gil) e ‘Olha pro Céu’ (Luiz Gonzaga).

Cantor, compositor e instrumentista, Dejinha de Monteiro lançou 34 discos e um DVD – gravado no ano passado e lançado este ano – e tem composições gravadas por Flávio José, Banda Magníficos – para quem produziu um disco –, Novinho da Paraíba, Caju e Castanha dentre outros artistas. Ele já se apresentou ao lado de grandes nomes da música brasileira, como Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Trio Nordestino, Os 3 do Nordeste, as Irmãs Galvão.

Jorge de Altinho- A partir das 22h o palco será de Jorge de Altinho, que encerra a programação de shows no Ponto de Cem Réis. O cantor e compositor preparou um show especial para a temporada junina, com um repertório que inclui antigos sucessos e novos trabalhos, como o xote romântico ‘Cadê você’, de Rico Henriques. Além disso, ele também vai lembrar o Centenário de Jackson do Pandeiro e os 30 anos de morte de Luiz Gonzaga, cantando músicas dos dois artistas.

Jorge de Altinho tem uma trajetória de 39 anos na música e mais de 40 álbuns lançados, entre vinis, CDs e DVDs, com músicas marcantes. O artista pernambucano, que sempre quis inovar o forró, transita muito bem entre o forró tradicional e a modernidade com pitadas de arranjos musicais diferenciados.

Serviço
‘São João do Jeito da Gente’

Atrações: Os Fulano/ Cabruêra, Dejinha de Monteiro e Jorge de Altinho
Local: Ponto de Cem Réis
Data: Segunda-feira (24)
Hora: 19h
Classificação: Livre
Evento gratuito

Secom JP

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here