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PMJP disponibiliza a Ouvidoria Setorial de Saúde para atender usuários do SUS

ouvidoriapmjpA Prefeitura de João Pessoa (PMJP), por meio da Ouvidoria da Saúde, disponibiliza para população um canal de comunicação direto para pedido de informações, sugestões, elogios, dúvidas, denúncias e reclamações referentes aos serviços da rede municipal de saúde. A cada mês são realizados mais de 400 atendimentos.

A comunidade pode utilizar os serviços da Ouvidoria, registrando a demanda através de telefone pelo número 160; email (ouvidoriasaude@joaopessoa.pb.gov.br); por carta ou pessoalmente na sede do órgão, localizada na Avenida Epitácio Pessoa, nº 1.324, Torre. O atendimento é realizado de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h30.

Inaugurado em 2005, o serviço funciona com base na participação direta do usuário que registra a demanda e tem garantido o sigilo de sua identidade. Porém, se o assunto estiver relacionado à demora de consultas, a identificação do usuário é necessária para o andamento do processo.

“A Ouvidoria tem o compromisso de manter um canal isento de comunicação entre o cidadão e o gestor, de modo que as manifestações que nela entram, possam ser atendidas e respondidas”, afirma Alcilene Figueiredo, ouvidora da Saúde.

Usuária da rede municipal de saúde, Maria de Fátima já utilizou também dos serviços da Ouvidoria. “Precisei levar minha mãe a uma das unidades de saúde e tivemos um problema no atendimento. De imediato procurei a Ouvidoria e no seguinte meu problema foi resolvido”, contou.

Descentralização – Buscando uma maior cobertura do município, a SMS também dispõe de 15 ouvidorias descentralizadas que estão localizadas em entidades dos cinco distritos de atuação, distribuídas nos hospitais, Centros de Atenção à Saúde (Cais), Vigilância Sanitária, Gerência de Regulação e Gerência de Medicamentos e Assistência Farmacêutica (Gemaf).

O apanhado geral de todos os procedimentos é realizado mensalmente para uma avaliação com o objetivo de realizar melhorias no serviço. Segundo os registros da Ouvidoria, o índice de respostas à sociedade no ano passado foi de 76%, ultrapassando a meta sugerida pela Ouvidoria do Sistema Único de Saúde (SUS), que é de 75%.

Secom/JP

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Redação DiárioPB

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