GERAL

Plebiscito sobre reforma política já pode ser votado

plebiscitoDe 1 a 7 de setembro, organizações e movimentos sociais de todo o Brasil estão reunidos em torno da realização do Plebiscito Popular por uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político Brasileiro.
Na Paraíba, em diversos bairros e localidades, mais de 300 urnas fixas e móveis do plebiscito estão colhendo votos da população paraibana para saber se ela é a favor ou contra a reforma no sistema político brasileiro. A realização desta atividade faz parte de uma articulação nacional dos Movimentos Populares.
A mobilização em torno do Plebiscito Popular foi iniciada a partir de janeiro deste ano quando o Congresso Nacional não discutiu e nem votou a reforma do sistema político, mesmo sendo esta o anseio declarado nas ruas durante as manifestações populares ocorridas em junho de 2013.
Na cédula de votação do plebiscito existe apenas uma questão: Você é a favor de uma constituinte exclusiva e soberana sobre o sistema político? A população pode responder sim ou não. Para votar é necessário um documento de identificação válido. A meta é atingir 10 milhões de assinaturas em todo o Brasil. Caso a maioria dos brasileiros e brasileiras concordem com a reforma do sistema político será convocada uma assembleia nacional constituinte. Ela será formada com parlamentares eleitos exclusivamente para debater as mudanças no sistema político que vão elaborar novas leis e emendas na atual Constituição e mudar o jogo político.
Mas o quer dizer exatamente sistema político?
É o conjunto de regras que definem a política no país e dizem respeito aos partidos políticos existentes, as regras para ser eleitor ou candidatos e como são financiadas as campanhas políticas.
A campanha do Plebiscito começou com 1700 comitês em todo o Brasil, mas os locais de votação têm aumentado a cada hora. A previsão é de que os votos sejam contabilizados até o dia 21 de setembro. O resultado do Plebiscito será entregue ao Congresso Nacional, Supremo Tribunal Federal (STF) e Presidência da República.
A votação pode se dá também pela internet no seguinte endereço: www.mudarojogo.org

 

Veja também

Sérgio Ricardo entrevista o ator Joallisson Cunha, da série “Cangaço Novo” no Alô Comunidade

 

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo