Pianista Juliana Steinbach é atração de abril do projeto Música do Mundo

Juliana SteinbachA próxima edição do projeto Música do Mundo traz a João Pessoa a pianista franco-brasileira Juliana Steinbach. Nascida em João Pessoa, mas com carreira consolidada na França e em vários países europeus, ela fará um concerto único de música clássica na capital paraibana. A apresentação acontece na terça-feira (19) às 20h30, na Sala de Concertos Maestro José Siqueira do Espaço Cultural José Lins do Rego e tem parceria da Funesc com a Aliança Francesa, com apoio do Instituto Francês no Brasil e do Consulado Geral da França no Recife. Os ingressos custam R$ 10 (inteiro) e R$ 5 (meia entrada). Para quem optar pela compra antecipada, a bilheteria abre às 18h.

Conhecida de grandes anfiteatros franceses e famosos palcos da Europa, Juliana toca regularmente em Paris. A artista começou a se dedicar aos estudos musicais na França, quando iniciou a formação no Conservatório de Lyon (CRR) e posteriormente seguiu se aperfeiçoando no Conservatório de Paris (CNSM). Lá, a pianista obteve o primeiro prêmio de piano e de música de câmara e, em 2002, por unanimidade, foi admitida na pós-graduação e tornou-se aluna de Jacques Rouvier, grande pianista francês. Na ocasião, Juliana foi premiada pela Fundação Alfred Reinhold com um piano de cauda Blüthner. Posteriormente, também foi aluna de outro grande nome da música, o pianista italiano Franco Scala, na Academia Pianística Internacional de Imola (Itália).

A artista possui várias premiações, como o do Concurso Internacional Artlivre em São Paulo (Brasil, 2001).  Na França, recebeu o Grande Prêmio e o Prêmio Especial do Fórum Musical da Normandia entre diversos prêmios. Além do sucesso reconhecido em competições, desde 2011, a artista faz parte do Trio Talweg, ao lado do violinista Sébastien Surel e do violoncelista Éric-Maria Couturier. Juliana também é solista da Orquestra Sinfônica Lírica de Paris e da Orquestra Sinfônica da Paraíba (Brasil).

Juliana Steinbach é fundadora e diretora artística dos festivais “Música em Brionnais”, desde 2005, na Borgonha do Sul e do “Transylvania Chamber Music Festival”, desde 2014, na Romênia.

A pianista é conhecida mundialmente por sua carreira de sucesso, em que coleciona vários prêmios a exemplo do Artlivre Concurso Internacional de Piano, em São Paulo, Desempenho Tel-Hai (Israel, 2000 e 2001), na Competição Internacional de Jovens Pianistas, em Meknès (Marrocos) e na Vittorio Gui (Florença, Itália).

Sua discografia inclui – além de dois discos com obras para piano solo de Debussy e Mussorgsky – cinco gravações de música de câmara, com obras de Brahms, Shostakovich, Messiaen, Fauré, Franck, Ravel e Schumann, gravações produzidas entre 2001 e 2009 na França e na Alemanha.

Música do Mundo – Uma vez por mês, a Sala de Concertos Maestro José Siqueira recebe o projeto Música do Mundo, ação promovida pela Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) de valorização dos artistas e em especial, da música instrumental. O lançamento aconteceu em agosto, com a participação do grupo parisiense Trio In Uno.

Em setembro, foram duas edições – uma com o Quinteto da Paraíba e outra com o pianista francês Pascal Gallet. Em outubro, o projeto trouxe o grupo Renato Bandeira & Som de Madeira. Em novembro, quem passou pelo mesmo palco foi o violista Ivan Vilela. O ano de 2015 finalizou com apresentação de Duo Taufic e quem abriu a temporada de 2016 foi o Collective N-Trance (Brasil/Bélgica), em fevereiro.

Com a ação, a Funesc pretende oferecer um panorama da produção instrumental mundial à população, ampliando dessa forma o acesso às mais variadas vertentes da música. O projeto também oportuniza aos artistas da região terem mais acesso à produção mundial, o que reflete, inclusive, na criação do trabalho desenvolvido pelos músicos do estado.

Secom/PB

Veja também

Sérgio Ricardo entrevista o ator Joallisson Cunha, da série “Cangaço Novo” no Alô Comunidade

 

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo