medicos-cubanosA eventual paralisação do programa Mais Médicos e o congelamento dos gastos federais na atenção básica de saúde no Brasil, com o teto de gastos, podem atingir até 50 mil pessoas que, sem a assistência necessária, morreriam precocemente, antes dos 70 anos.

ACADEMIA

A conclusão é de um estudo desenvolvido pelo Instituto de Saúde Coletiva da UFBA (Universidade Federal da Bahia), pelo Imperial College, de Londres, e pela Universidade Stanford, nos EUA, que simulou cenários da saúde brasileira.

PARA POUCOS

“A maioria desses óbitos serão nas áreas mais pobres, aquelas que hoje são cobertas pelos doutores cubanos [que pertencem ao programa Mais Médicos]”, afirma Davide Rasella, professor do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia e um dos autores do estudo.

PÚLPITO

O ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB-SP) pode se tornar palestrante. Ele firmou há cerca de dez dias um acordo com a empresa Star Palestras, que passou a oferecê-lo no seu leque de agenciados.

PÚLPITO 2

A Star Palestras é a mesma empresa que negocia as exposições do procurador Deltan Dallagnol, coordenador da força-tarefa da Lava Jato em Curitiba. Os valores cobrados por Alckmin e Dallagnol não são divulgados.

NEM AÍ

O PSL, partido de Jair Bolsonaro, está inquieto: parlamentares do partido esperavam um tratamento melhor do presidente, que até agora ignorou a legenda na composição de seu futuro ministério.

NEM AÍ 2

A questão divide a agremiação. Alguns deputados, campeões de votos, disseram à coluna que o descontentamento é localizado e que não é necessário contemplar o grupo com cargos para ter o seu apoio incondicional durante o governo.

MUY AMIGO

O DEM, que apoiou Geraldo Alckmin (PSDB-SP) nas eleições, já foi indicado para duas pastas.

Folha

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO