Palmeiras manda em casa, vence dérbi e ultrapassa Corinthians no Brasileirão

Cleiton XavierQuem manda no Allianz Parque é o Palmeiras. O time da casa foi superior no primeiro tempo violento e ainda melhor na segunda etapa emocionante contra o Corinthians e venceu por 1 a 0 o dérbi deste domingo, gol de Cleiton Xavier – colocado na partida no intervalo.

Foi a primeira vitória alviverde sobre o arquirrival no novo estádio – depois de uma derrota e um empate – com recorde de público desde a reinauguração, no final de 2014, 39.935 presentes. No Paulistão deste ano, o Palmeiras venceu também por 1 a 0, mas no Pacaembu.

Mérito de uma equipe que ainda não perdeu sob o comando de Cuca como mandante, vencendo todas ali no Campeonato Brasileiro. A nota negativa nas arquibancadas foi a ausência da torcida visitante, proibida de comparecer em clássico pelo ministério público estadual, supostamente como medida de segurança.

Além do fator simbólico, o resultado coloca o Palmeiras à frente do até então líder Corinthians na tabela com 15 pontos, em segundo lugar. A equipe do Parque São Jorge tem 13, na quarta posição.

Os comandados de Tite terão a chance de se redimir na próxima quinta-feira, contra o Fluminense, em Brasília. Já o Palmeiras entra em campo na quarta, fora de casa, contra o Coritiba.

Pau

O Palmeiras marcava forte no início de jogo, forçava erros do adversário e a partir daí levava perigo ao goleiro Walter. Aos oito minutos veio a primeira chance mais clara. Guilherme bobeou no meio-campo, Tchê Tchê roubou e lançou Gabriel Jesus. O atacante demorou para concluir e foi desarmado por Felipe. Na sequência, a resposta. Bruno Henrique limpou Fernando Prass dentro da área e por pouco Luciano não chegou a tempo de finalizar com a meta aberta.

O duelo era nervoso, sobravam entradas duras, braços no rosto. Só no primeiro tempo, foram três cartões amarelos para o Corinthians – para Christian, suspenso do jogo da próxima quinta-feira, com o Fluminense, Giovanni Augusto e Felipe – e um para o Palmeiras, de Jean.

Emoção na bola de novo, só aos 41, em chute cruzado sem direção de Giovanni Augusto, que tinha liberdade para fazer melhor. O Palmeiras foi mais forte em 45 minutos de muita disposição física, mas nada de gols.

Bola

Cleiton Xavier entrou na etapa final para dar criatividade ao meio campo palmeirense e acabou fazendo gol aos dois minutos de segundo tempo. Yago, Felipe e Fágner deixaram a bola passar para Dudu enfiar para Moisés. No rebote, Cleiton marcou de cabeça.

O Corinthians poderia ter empatado quando Prass saiu mal e Christian ficou com o gol livre. Mas o volante chutou por cima. A torcida no Allianz Parque passou a ver mais futebol. Com sete minutos, Walter espalmou finalização de Dudu após contra-ataque. Guilherme acertou a trave alviverde logo depois. Aos 17, Fágner entregou a bola para Gabriel Jesus exigir nova defesa de Walter em chute cruzado.

Em falhas do zagueiro Felipe (de saída para o Porto), Gabriel Jesus foi impedido de ampliar com Yago salvando em cima da linha, e o inspirado Tchê Tchê ‘tirou tinta’ da trave.

O que era um confronto disputado virou um baile alviverde. Os visitantes não tocaram mais na bola e o Palmeiras deixou de ampliar por falta de precisão. No desespero, o Corinthians ainda empatou nos acréscimos com Bruno Henrique. O árbitro paulista Raphael Claus anulou em falta inexistente de Felipe sobre Prass.

FICHA TÉCNICA:
PALMEIRAS 1 X 0 CORINTHIANS

Local: Allianz Parque, em São Paulo (SP)
Data: 12 de junho de 2016
Horário: 16h (de Brasília)
Árbitro: Raphael Claus (SP)
Assistentes: Emerson Augusto de Carvalho e Rogério Pablos Zanardo (ambos de SP)
Público: 39.935 pagantes
Renda: R$ 2.763.659,36
Cartões amarelos: Giovanni Augusto, Cristian, Felipe e Fagner (COR); Jean, Zé Roberto, Edu Dracena e Moisés (PAL)
Gol: PALMEIRAS: Cleiton Xavier, aos 2 minutos do segundo tempo

PALMEIRAS: Fernando Prass; Tchê Tchê, Thiago Martins, Edu Dracena e Zé Roberto; Thiago Santos e Jean; Roger Guedes (Claiton Xavier), Moisés (Matheus Sales) e Dudu (Rafael Marques); Gabriel Jesus. Técnico: Cuca

CORINTHIANS: Walter; Fagner, Felipe, Yago e Uendel; Cristian (Maycon), Bruno Henrique, Giovanni Augusto, Guilherme (Danilo) e Marquinhos Gabriel; Luciano (André). Técnico: Tite

ESPN Brasil

Veja também

Sérgio Ricardo entrevista o ator Joallisson Cunha, da série “Cangaço Novo” no Alô Comunidade

 

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo