Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba apresenta concerto em JP
A Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba irá se apresentar nesta quinta-feira (20), na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural, em João Pessoa. O concerto terá participação da violinista Lis Dália Vasconcelos como solista e regida pelo maestro Luiz Carlos Durier. A apresentação acontece às 20h30.
Os jovens músicos da OSJPB iniciam a apresentação com a marcha da ópera “Os Troianos”, considerada por muitos a obra-prima do compositor romântico francês Hector Berlioz (1803-1869). A violonista Lis Dália Vasconcelos sobe ao palco para participar da execução da segunda música apresentada pela orquestra, “Pictures from Denmark – Romance para Violino e Orquestra”, de autoria do compositor e crítico musical sueco Wilhelm Peterson Berger (1867-1942).
Repertório
O público vai conferir, após o intervalo, “Sylvia Suíte de Ballet – Cortejo de Bacchus”, de Leo Delibes (1836-1891), compositor francês do século XIX. Na sequência, os jovens músicos vão tocar “Le Cid – Suíte de Ballet (Castillane, Andaluzia, Aragonaise, Aubade, Catalães, Madrileno e Navarraise)”, do também francês Jules Massenet (1842-1912), especialmente conhecido por suas óperas muito populares no final do século XIX e início do século XX.
Uma música brasileira vai encerrar a noite de concerto. É “Série Brasileira – Batuque”, do cearense nascido em Fortaleza, Alberto Nepumuceno (1864-1920). Compositor, pianista, organista e regente, Nepomuceno foi considerado o pai do nacionalismo na música erudita brasileira. É o patrono da cadeira número 30 da Academia Brasileira de Música.
Portal Correio