Orquestra Sinfônica inaugura Sala de Concertos Maestro José Siqueira

saladeconcertos
Uma importante conquista da música erudita paraibana será celebrada nesta semana. A Orquestra Sinfônica da Paraíba, com 69 anos de fundação, inaugura a sua primeira sala oficial de apresentações, a Sala de Concertos Maestro José Siqueira, localizada no antigo Cine Bangüê do Espaço Cultural José Lins do Rego. O ambiente foi reestruturado de acordo com as especificações exigidas pela música de orquestra. Para inaugurá-la, dois concertos serão apresentados . 

A estreia será na quinta-feira (28) com concerto da Orquestra Sinfônica da Paraíba. Na sexta-feira (29) será a vez da Orquestra Jovem subir ao novo palco. Ambas apresentações serão regidas pelo Maestro Luiz Carlos Durier. Os espetáculos iniciam às 20h e a entrada é gratuita.

Sala de Concertos Maestro José Siqueira – Reivindicação antiga do grupo, a sala foi contemplada pela obra de reforma do Espaço Cultural José Lins do Rego. Um ambiente voltado à música clássica, com rigorosas especificações técnicas cumpridas em toda a estrutura, desde o tratamento das paredes ao palco. O revestimento de piso e parede foi substituído por materiais que atendam à necessidade acústica da referida atividade artística, possibilitando uma distinta qualidade sonora. O palco foi ampliado para abrigar orquestras e ao fundo conta com um espaço para a apresentação de grupos de coro. A capacidade de lugares passou para 570 poltronas novas e reclináveis de cor verde, com cadeiras especiais para obesos e espaços para cadeirantes . A iluminação também foi completamente trocada e reforçada com mais pontos de luz.

Sobre a nova estrutura que passa a sediar a OSPB, Durier se diz satisfeito com o resultado. “A sala está cumprindo o papel físico muito bom, os engenheiros atenderam nossas reivindicações. A sala está com uma acústica maravilhosa, tenho certeza que será uma referência no país. Só temos a festejar”. Comemora o maestro.

Além da sala de concertos, a nova estrutura da OSPB conta com bilheteria, recepção, secretaria, diretoria, arquivo musical, sala do maestro, copa, quatro baterias de banheiros, ambientes para ensaios e pequenas apresentações, e salas para cada equipamento ligado à OSPB.

Homenagem a José Siqueira – Um dos principais nomes da música brasileira no século xx, do cenário artístico e acadêmico, reconhecido mundialmente, José de Lima Siqueira, maestro e compositor natural de Conceição, foi escolhido pela Orquestra Sinfônica para ser patrono da sala de concertos. “ José Siqueira foi um grande músico. Com conhecimento aprofundado da música brasileira em suas mais diversas vertentes popular e erudita, ele deixou grandes obras detalhadamente compostas baseadas na nossa literatura e folclore. Ele foi além. Foi responsável por fazer da música um trabalho social, contribuindo com a formação de novos artistas, entre eles, Eleazar de Carvalho. Como acadêmico, criou os quatro cadernos de música. Ainda foi através de sua iniciativa e liderança que foi criada a Ordem de Músicos do Brasil, um instrumento que protege e valoriza a nossa carreira até hoje. Por esses e tantos outros feitos esta homenagem se faz mais que merecida”. Justifica o maestro Durier que teve a honra de ser aluno de Siqueira no ano de 1981, no Festival de Areia.

Serviço: 
O que? Inauguração da sala de concertos Maestro José Siqueira com a Orquestra Sinfônica da Paraíba
Onde? no antigo Cine Bangüê do Espaço Cultural José Lins do Rego, R. Abdias Gomes de Almeida, 800, Tambauzinho, João Pessoa – PB.
Quando? Quinta-feira, 28 de agosto de 2014 
Entrada? Gratuita 
Horário? às 20h 

Funesc.

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo