OAB da Paraíba comemora 85 anos com solenidade nesta terça-feira
Nesta terça-feira (13), a Ordem dos Advogados do Brasil, na Paraíba (OAB-PB), comemora 85 anos de existência, com uma solenidade no Centro Cultural Ariano Suassuna, no Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB), em João Pessoa. A festa começa às 19h30 para relembrar a história da entidades.
A OAB foi criada no dia 15 de outubro de 1931 e faz parte da trajetória democrática da Paraíba, que se estruturou no mesmo ano com o desembargador Flósculo Nóbrega como presidente e fundador da Faculdade de Direito. Em 1991, a seção paraibana da OAB contava com 24 integrantes, sendo seis mulheres, no Conselho Diretor.
De acordo com o presidente da OAB-PB, Paulo Maia, a solenidade será inovadora e emocionante, buscando reviver a trajetória da entidade, como relembrar a figura do primeiro advogado a receber a carteira da OAB na Paraíba, Odon Bezerra, natural da cidade de Bananeiras.
Na oportunidade, serão homenageados personalidades do Direito, a exemplo de ex e atuais diretores da Ordem, além de conselheiros e instituições que fizeram e fazem parte da história da OAB. Entre as autoridades que estarão presentes, destaca-se o presidente da OAB Nacional, Cláudio Lamachia, defensor das causas da advocacia e incentivador das ações da OAB-PB.
Paulo Maia ainda acrescenta que, apesar do tempo, a instituição se mantém na defesa dos direitos dos cidadãos e da democracia. Segundo o presidente, a OAB-PB, ao longo do tempo, tem se renovado, tornando-se parte preponderante em muitas decisões importantes, tanto no setor social, quanto no político.
“Apesar de estar completando 85 anos, a OAB-PB demonstra o vigor de um jovem, sempre atenta na luta em defesa da advocacia forte e independente, das instituições republicanas, do Estado Democrático de Direito e do fortalecimento da cidadania”, enfatizou.
G1/PB