COLUNASCRÔNICAS DO COTIDIANO

O Verdadeiro Amor Pátrio

O próprio termo ufanismo já define o exagero no sentimento de orgulho que se tem por algo. No caso trataremos desse ufanismo patriótico que tentam vender. “A pátria acima de tudo”, expressa um nacionalismo imoderado, e fora dos padrões de racionalidade. Quem ama algo acima de tudo, constrói um falso entendimento de que tudo é possível fazer em nome desse amor. Até o que contraria a moral e a ética.

Amor pátrio não se harmoniza com divisão entre compatriotas. No amor pátrio devemos exercitar o espírito de fraternidade entre todos os que nasceram e pisam o mesmo solo, sem qualquer distinção entre eles. O amor pátrio não permite reverenciar outras nações, numa atitude de submissão e dependência.

Quando se ama de verdade, nasce dentro de si o instinto de defesa dos valores do objeto de amor, afastando qualquer possibilidade de que outros possam vir violenta-los ou se apoderar deles.

Amor pátrio exige dedicação exclusiva aos interesses do povo e da terra em que nasceu. Não compartilha interesses estrangeiros, nem vende suas riquezas. O amor à pátria acima de tudo, tem que ser manifestado na construção do bem comum, voltando os olhos e as ações sem seletividade. O amor pátrio não aceita autoritarismos, enganações, abusos de poder. No amor pátrio deve preponderar a política do bem.

A primeira condição para que alguém se afirme patriota é honrar as tradições e a cultura do seu povo e da sua terra. Não basta apenas prestar homenagens aos seus símbolos. É preciso, antes de tudo, assumir o compromisso de cidadania, exigir dignidade nas práticas políticas, defender a qualquer custo os direitos individuais e coletivos do seu povo. Nunca deixar que a ideia de “nação” seja fragilizada por comportamentos que não condizem com a moralidade e a ética.

Viver mais o pertencimento à pátria deve ser um dever de todo indivíduo, dos mais humildes aos mais poderosos. Ter sim, aí acima de tudo, a consciência de que esse pertencimento não pode ser negociado, nem vilipendiado. O amor à pátria é sentimento germinado no coração, sem a necessidade de transformá-lo em slogan de propaganda política. Ele se revela nas ações, não nas palavras.

Rui Leitao

Photo of Rui Leitao
Rui Leitão nasceu em Patos e é radicado em João Pessoa. Jornalista, já foi responsável pela superintendência da Rádio Tabajara. Atualmente é Diretor de Rádio e Tv da EPC – Empresa Paraibana de Comunicação.

Veja também

Sérgio Ricardo entrevista o ator Joallisson Cunha, da série “Cangaço Novo” no Alô Comunidade

 

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo