GERAL

MP determina aumento da frota de ônibus de João Pessoa

busãoO Ministério Público da Paraíba (MPPB), por meio do juiz Miguel de Brito Lyra Filho, entrou com uma ação civil pública contra duas empresas de ônibus de João Pessoa, orientando o aumento no número de transportes coletivos em 17 linhas de ônibus da Capital.

A denúncia tem origem em um inquérito movido contra o Consórcio de Transportes Coletivos (Unitrans), composto justamente pelas empresas a quem a ação civil se destina, a Reunidas e a Transnacional. O inquérito tem como sustentação diversas denúncias de usuários a respeito da redução da frota de ônibus em João Pessoa, e consequentemente, a o aumento no tempo de espera e a lotação dos veículos.

Após estudos realizados no ano de 2014 pela Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob) e a Sintur JP, foi constatado que existe uma oscilação na quantidade de passageiros transportados pelos ônibus, todavia, os resultados não justificariam a redução na frota de veículos. Ainda, a Semob autoriza a redução do número de ônibus durante o período das férias escolares, porém, foi constatado que a quantidade de transportes continuava diminuída mesmo após o período permitido.

Abaixo você confere as linhas que terão aumento no número de veículos:

Linhas com aumento de um veículo: 202, 2509, 302, 5100, 303, 511, 5204, 5209, 601, 402, 513, 603 e 5210.

Linhas com aumento de dois veículos: 1500 e 517.

Na ação, as empresas têm até 30 dias para acatar as solicitações do MPPB, e se não cumprirem com o prazo poderão pagar multa de até R$ 100 mil. Além disso, a Reunidas e a Transnacional têm 15 dias para apresentar defesa.

Portal Coirreio

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo