MP determina aumento da frota de ônibus de João Pessoa
O Ministério Público da Paraíba (MPPB), por meio do juiz Miguel de Brito Lyra Filho, entrou com uma ação civil pública contra duas empresas de ônibus de João Pessoa, orientando o aumento no número de transportes coletivos em 17 linhas de ônibus da Capital.
A denúncia tem origem em um inquérito movido contra o Consórcio de Transportes Coletivos (Unitrans), composto justamente pelas empresas a quem a ação civil se destina, a Reunidas e a Transnacional. O inquérito tem como sustentação diversas denúncias de usuários a respeito da redução da frota de ônibus em João Pessoa, e consequentemente, a o aumento no tempo de espera e a lotação dos veículos.
Após estudos realizados no ano de 2014 pela Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob) e a Sintur JP, foi constatado que existe uma oscilação na quantidade de passageiros transportados pelos ônibus, todavia, os resultados não justificariam a redução na frota de veículos. Ainda, a Semob autoriza a redução do número de ônibus durante o período das férias escolares, porém, foi constatado que a quantidade de transportes continuava diminuída mesmo após o período permitido.
Abaixo você confere as linhas que terão aumento no número de veículos:
Linhas com aumento de um veículo: 202, 2509, 302, 5100, 303, 511, 5204, 5209, 601, 402, 513, 603 e 5210.
Linhas com aumento de dois veículos: 1500 e 517.
Na ação, as empresas têm até 30 dias para acatar as solicitações do MPPB, e se não cumprirem com o prazo poderão pagar multa de até R$ 100 mil. Além disso, a Reunidas e a Transnacional têm 15 dias para apresentar defesa.
Portal Coirreio