Abertas as inscrições para o I Fórum Nacional de Sistema de Informações Culturais
Estão abertas as inscrições para o I Fórum Nacional de Sistema de Informações Culturais que vai acontecer entre os dias 20 a 22 de outubro, em João Pessoa – PB. O objetivo do evento é reunir experiências de sistemas de informação cultural em andamento no Brasil, voltado a todas as esferas de governo. Com a produção da Secretaria de Estado da Cultura (Secult-PB), o fórum acontecerá na Fundação Casa de José Américo (FCJA), localizada na Av. Cabo Branco,na cidade de João Pessoa.
Na ocasião, o Ministério da Cultura (MinC) irá apresentar seu novo sistema, e convidará os participantes para uma série de debates em torno de três principais eixo que se cruzarão ao longo da programação. No primeiro eixo, será abordado as temáticas voltadas ao desenvolvimento de tecnologias livres pelo MinC. Já o segundo eixo se volta para contribuição de sistemas de informação na qualificação da gestão cultural enquanto estratégias de sustentabilidade. Por fim, o terceiro eixo – cidadania, qualifica a gestão cultural através da implantação de sistemas de informação discutindo o real impacto na vida das pessoas e, assim, contribuir para a efetivação da cidadania cultural pela participação social.
Em consonância com as políticas públicas de cultura desenvolvidas em âmbito nacional, a Paraíba desponta, desde 2012, na implantação de informações sobre os segmentos culturais em uma única plataforma. Segundo Rosildo Oliveira, Gerente Operacional de Pesquisa Cultural, a plataforma do Sistema Nacional de Informações e Indicadores Cultural (SNIIC) vem sendo alimentada constantemente da qual contribui para a eficácia mapeamento cultural do Estado a nível nacional. “Estamos há 4 anos reunindo informações sobre todas as manifestações cultuais do Estado. Agora, com este evento de âmbito nacional, despontamos no cenário nacional criando a oportunidade para que essa troca de conhecimentos fortaleça a junção do mapeamento regional com o SNIIC”, ressaltou.
O I Fórum Nacional de Sistemas de Informações é recebido pela SecultPB como uma ferramenta importante para discussão sobre o mapeamento cultural e o uso de tecnologias livres. O evento tem como objetivo reunir experiências de sistemas de informação cultural, criando a oportunidade para que essa troca de conhecimentos fortaleça a junção dos mapeamentos realizados com o SNIIC.
As inscrições podem ser feitas ate a quarta-feira (14) pelo sitehttp://culturadigital.br/sniic/i-forum-nacional-de-sistemas-de-informacao-culturais/inscreva/. O tempo de apresentação de cada proposta será de 15 minutos. Outras informações estão disponíveis pelo e-mail: sniic@cultura.gov.br ou no telefone (61) 2024-2172
Serviço: I Fórum Nacional de Sistema de Informações Culturais
Local: Fundação Casa de José Américo, João Pessoa – PB
Data: 20 a 22 de outubro de 2015
Inscrições:http://culturadigital.br/sniic/i-forum-nacional-de-sistemas-de-informacao-culturais/
Programação do evento*
(Programação em construção, sujeita a alteração)
Dia 1
09:00 – Chegada e Credenciamento
12:00 – Almoço
14:00 [sala 1] – Apresentações de sistemas de informação
Observatório da Cultura de Porto Alegre
Mapa Cultural de Tocantins
IDCult, Florianópolis
Varadouro Cultural, João Pessoa
SP Cultura, São Paulo
16:00 [sala 1] – Apresentação SNIIC
17:00 [sala 1] – Abertura oficial: Debate Sistemas de Informação na Gestão Cultural
Guilherme Varella, Secretário de Políticas Culturais do MinC
Lau Siqueira, Secretário de Estado da Cultura da Paraíba
Dia 2
09:00 [sala 1] – Encontro iniciativas de mapeamento cultural
09:00 [sala 2] – Encontro de desenvolvedores
09:00 [sala 3] – Encontro de gestores culturais
10:30 [sala 1] – Palestras e oficinas
12:00 – Almoço
14:00 [sala 1] – Grande debate: Plataformas para a Cultura
Experiências e possibilidade de aplicações para difusão, circulação e promoção da economia da cultura
Quais aplicações úteis para o campo cultural existem no pais hoje? De qual maneira um sistema de informações culturais pode servir como base para novas aplicações? Até onde vai o papel do governo na criação ou fomento dessas plataformas? A partir da experiência de plataformas desenvolvidas pelos convidados, propõe-se debater as possibilidades e os desafios para o tema.
Convidados:
Alexandre de Maio – Catraca Livre
Juliano Polimeno – PlayAx
Litiane Ghidoni – Pegada Cultural
Thiago Vinícius – Agencia Solano Trindade / Banco Comunitário Sampaio
Pedro Jatobá – Corais
Toque no Brasil
Catarse
IndieCine
Dia 3
09:00 [sala 2] – Encontro de desenvolvedores
09:00 [sala 3] – Encontro de gestores culturais
10:30 [sala 1] – Debate: Glossário da Cultura – Apresentação e discussão acerca do Grupo de Trabalho em fase de formação no MinC para a construção de um modelo de governança do “Glossário da Cultura”, conjunto de thesaurus e ontologias para balisar os sistemas de informação e pesquisas na área da cultura
12:00 – Almoço
14:00 [sala 1] – Desenvolvendo projetos de TI para gestores públicos – os desafios da inovação tecnológica no governo
É muito comum o gestor público se sentir impotente diante dos departamentos de TI ou das empresas estatais que prestam serviços de desenvolvimento de tecnologias. A velocidade da inovação e das demandas normalmente não é acompanhada pelo desenvolvimento de TI dentro dos governos. Quais seriam metodologias e práticas que podem ajudar o gestor a ter mais autonomia para contratar tecnologia e conseguir desenvolver projetos bem sucedidos?
14:00 [sala 2] – Palestras e oficinas
15:30 [sala 1] – Monitoramento das políticas de fomento
17:00 [sala 1] – Encerramento
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