Abertas as inscrições para o I Fórum Nacional de Sistema de Informações Culturais

Fundação Casa de José Américo.Estão abertas as inscrições para o I Fórum Nacional de Sistema de Informações Culturais que vai acontecer entre os dias 20 a 22 de outubro, em João Pessoa – PB. O objetivo do evento é reunir experiências de sistemas de informação cultural em andamento no Brasil, voltado a todas as esferas de governo. Com a produção da Secretaria de Estado da Cultura (Secult-PB), o fórum acontecerá na Fundação Casa de José Américo (FCJA), localizada na Av. Cabo Branco,na cidade de João Pessoa.

Na ocasião, o Ministério da Cultura (MinC) irá apresentar seu novo sistema, e convidará os participantes para uma série de debates em torno de três principais eixo que se cruzarão ao longo da programação. No primeiro eixo, será abordado as temáticas voltadas ao desenvolvimento de tecnologias livres pelo MinC. Já o segundo eixo se volta para contribuição de sistemas de informação na qualificação da gestão cultural enquanto estratégias de sustentabilidade. Por fim, o terceiro eixo – cidadania, qualifica a gestão cultural através da implantação de sistemas de informação discutindo o real impacto na vida das pessoas e, assim, contribuir para a efetivação da cidadania cultural pela participação social.

Em consonância com as políticas públicas de cultura desenvolvidas em âmbito nacional, a Paraíba desponta, desde 2012, na implantação de informações sobre os segmentos culturais em uma única plataforma. Segundo Rosildo Oliveira, Gerente Operacional de Pesquisa Cultural, a plataforma do Sistema Nacional de Informações e Indicadores Cultural (SNIIC) vem sendo alimentada constantemente da qual contribui para a eficácia mapeamento cultural do Estado a nível nacional. “Estamos há 4 anos reunindo informações sobre todas as manifestações cultuais do Estado. Agora, com este evento de âmbito nacional, despontamos no cenário nacional criando a oportunidade para que essa troca de conhecimentos fortaleça a junção do mapeamento regional com o SNIIC”, ressaltou.

O I Fórum Nacional de Sistemas de Informações é recebido pela SecultPB como uma ferramenta importante para discussão sobre o mapeamento cultural e o uso de tecnologias livres. O evento tem como objetivo reunir experiências de sistemas de informação cultural, criando a oportunidade para que essa troca de conhecimentos fortaleça a junção dos mapeamentos realizados com o SNIIC.

As inscrições podem ser feitas ate a quarta-feira (14) pelo sitehttp://culturadigital.br/sniic/i-forum-nacional-de-sistemas-de-informacao-culturais/inscreva/. O tempo de apresentação de cada proposta será de 15 minutos. Outras informações estão disponíveis pelo e-mail: sniic@cultura.gov.br ou no telefone (61) 2024-2172

Serviço: I Fórum Nacional de Sistema de Informações Culturais

Local: Fundação Casa de José Américo, João Pessoa – PB

Data: 20 a 22 de outubro de 2015

Inscrições:http://culturadigital.br/sniic/i-forum-nacional-de-sistemas-de-informacao-culturais/

Programação do evento*

(Programação em construção, sujeita a alteração)

Dia 1

09:00 – Chegada e Credenciamento

12:00 – Almoço

14:00 [sala 1] – Apresentações de sistemas de informação

Observatório da Cultura de Porto Alegre

Mapa Cultural de Tocantins

IDCult, Florianópolis

Varadouro Cultural, João Pessoa

SP Cultura, São Paulo

16:00 [sala 1] – Apresentação SNIIC

17:00 [sala 1] – Abertura oficial: Debate Sistemas de Informação na Gestão Cultural

Guilherme Varella, Secretário de Políticas Culturais do MinC

Lau Siqueira, Secretário de Estado da Cultura da Paraíba

Dia 2

09:00 [sala 1] – Encontro iniciativas de mapeamento cultural

09:00 [sala 2] – Encontro de desenvolvedores

09:00 [sala 3] – Encontro de gestores culturais

10:30 [sala 1] – Palestras e oficinas

12:00 – Almoço

14:00 [sala 1] – Grande debate: Plataformas para a Cultura

Experiências e possibilidade de aplicações para difusão, circulação e promoção da economia da cultura

Quais aplicações úteis para o campo cultural existem no pais hoje? De qual maneira um sistema de informações culturais pode servir como base para novas aplicações? Até onde vai o papel do governo na criação ou fomento dessas plataformas? A partir da experiência de plataformas desenvolvidas pelos convidados, propõe-se debater as possibilidades e os desafios para o tema.

Convidados:

Alexandre de Maio – Catraca Livre

Juliano Polimeno – PlayAx

Litiane Ghidoni – Pegada Cultural

Thiago Vinícius – Agencia Solano Trindade / Banco Comunitário Sampaio

Pedro Jatobá – Corais

Toque no Brasil

Catarse

IndieCine

Dia 3

09:00 [sala 2] – Encontro de desenvolvedores

09:00 [sala 3] – Encontro de gestores culturais

10:30 [sala 1] – Debate: Glossário da Cultura – Apresentação e discussão acerca do Grupo de Trabalho em fase de formação no MinC para a construção de um modelo de governança do “Glossário da Cultura”, conjunto de thesaurus e ontologias para balisar os sistemas de informação e pesquisas na área da cultura

12:00 – Almoço

14:00 [sala 1] – Desenvolvendo projetos de TI para gestores públicos – os desafios da inovação tecnológica no governo

É muito comum o gestor público se sentir impotente diante dos departamentos de TI ou das empresas estatais que prestam serviços de desenvolvimento de tecnologias. A velocidade da inovação e das demandas normalmente não é acompanhada pelo desenvolvimento de TI dentro dos governos. Quais seriam metodologias e práticas que podem ajudar o gestor a ter mais autonomia para contratar tecnologia e conseguir desenvolver projetos bem sucedidos?

14:00 [sala 2] – Palestras e oficinas

15:30 [sala 1] – Monitoramento das políticas de fomento

17:00 [sala 1] – Encerramento

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Redação DiárioPB

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