Médico se torna primeiro brasileiro a devolver visão por implante de chip

Hospital Maisonneuve-RosemontUm procedimento de quatro horas realizado Hospital Maisonneuve-Rosemont, no Canadá, devolveu a visão a um paciente cego após o implante de um chip na retina. O médico Flávio Rezende se tornou o primeiro brasileiro a realizar uma operação deste tipo. Com o auxílio de um óculos, o chip recebe imagens que serão enviadas ao cérebro permitindo uma visão em preto e branco.

A tecnologia está avançando e a expectativa de Rezende é que até ano que vem o mesmo procedimento permita uma visão colorida. “Não é a visão que eu e você temos, é uma visão digital, eles veem píxels”, explicou o médico em entrevista ao jornal O Globo. A cirurgia é indicada para quem tem distrofias nas células receptoras de luz. O chip faz a função de fotorreceptor e envia a imagem capturada na câmera do óculos, ao cérebro através do nervo óptico. A tecnologia utilizada para comunicar o óculos ao chip é a radiofrequência, que permite um resultado mais estável e sem riscos de interferências externas.

Rezende conta que é um trabalho artesanal em que cada prótese é customizada exclusivamente para cada paciente. Com um computador de mão, o paciente consegue regular a intensidade da luz. O custo de uma cirurgia deste tipo é de US$ 170 mil e de acordo com o médico a empresa que detém a tecnologia tem intenção de trazer a novidade ao Brasil.

Diário de Pernambuco

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo