JUSTIÇA

Lula impõe veto ao projeto do marco temporal para demarcação de terras indígenas

Presidente Lula sancionou alguns artigos do projeto de lei que foram considerados coerentes com a política indigenista

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu vetar boa parte o marco temporal para demarcação de terras indígenas, informou nesta sexta-feira (20) o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha.

Segundo o ministro, a decisão de Lula foi tomada respeitando a Constituição e decisão recente do Supremo Tribunal Federal (STF). Tudo aquilo que foi considerado inconstitucional ou que não tenha coerência com a política do governo para os povos indígenas foi vetado, disse Padilha, conforme a agência Reuters.

Lula sancionou alguns artigos do projeto de lei que foram considerados coerentes com a política indigenista, definindo regras para as demarcações.

O presidente anunciou o veto em suas redes sociais:

“Vetei hoje vários artigos do Projeto de Lei 2903/2023, ao lado da ministra Sonia Guajajara e dos ministros Alexandre Padilha e Jorge Messias, de acordo com a decisão do Supremo sobre o tema. Vamos dialogar e seguir trabalhando para que tenhamos, como temos hoje, segurança jurídica e também para termos respeito aos direitos dos povos originários”, disse o presidente.

De acordo com o G1, também houve veto a um item que permitiria a edificação de rodovias em terras indígenas.

Aprovado pelo Congresso, o marco temporal visava fixar o dia da promulgação da Constituição de 1988 como data de corte para a demarcação de terras indígenas.

DiarioPB com Brasil 247

Veja também

Sérgio Ricardo entrevista o ator Joallisson Cunha, da série “Cangaço Novo” no Alô Comunidade

 

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo