JUSTIÇA

Lula impõe veto ao projeto do marco temporal para demarcação de terras indígenas

Presidente Lula sancionou alguns artigos do projeto de lei que foram considerados coerentes com a política indigenista

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu vetar boa parte o marco temporal para demarcação de terras indígenas, informou nesta sexta-feira (20) o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha.

Segundo o ministro, a decisão de Lula foi tomada respeitando a Constituição e decisão recente do Supremo Tribunal Federal (STF). Tudo aquilo que foi considerado inconstitucional ou que não tenha coerência com a política do governo para os povos indígenas foi vetado, disse Padilha, conforme a agência Reuters.

Lula sancionou alguns artigos do projeto de lei que foram considerados coerentes com a política indigenista, definindo regras para as demarcações.

O presidente anunciou o veto em suas redes sociais:

“Vetei hoje vários artigos do Projeto de Lei 2903/2023, ao lado da ministra Sonia Guajajara e dos ministros Alexandre Padilha e Jorge Messias, de acordo com a decisão do Supremo sobre o tema. Vamos dialogar e seguir trabalhando para que tenhamos, como temos hoje, segurança jurídica e também para termos respeito aos direitos dos povos originários”, disse o presidente.

De acordo com o G1, também houve veto a um item que permitiria a edificação de rodovias em terras indígenas.

Aprovado pelo Congresso, o marco temporal visava fixar o dia da promulgação da Constituição de 1988 como data de corte para a demarcação de terras indígenas.

DiarioPB com Brasil 247

Ouça nossa Rádio enquanto você navega no Portal de Notícias


  Podcast Dez Minutos no Confessionário

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo