GERAL

Luciano Cartaxo vem correspondendo à frente da Prefeitura?

Cartaxo na balançaNo último pleito municipal, acreditando que Luciano Cartaxo, faria uma gestão semelhante a Ricardo Coutinho e ao seu padrinho político Luciano Agra, a população de João Pessoa acreditou na suas promessas e lhe deu uma votação consagradora que ele mesmo, nos seus melhores sonhos jamais imaginou.

Passado um ano e seis meses do início de sua gestão, com uma equipe de secretário das mais diversas matizes, cuja gestão mais parece uma Arca de Noé, pois têm na sua assessoria, aliados de Luciano Agra, de Cássio, de Benjamim Maranhão e se duvidar até mesmo de Ricardo Coutinho, se verifica uma equipe totalmente desafinada, pois já se aproximando da metade do mandato de Luciano Cartaxo, só se viu intervenções pontuais e obras de pouco significado, para uma capital com tantas carências.

Recentemente o Prefeito, iniciou atrasadamente a reforma no Parque Solon de Lucena, cujo trabalho equivocadamente se resume até agora a retirar areia do leito da lagoa e colocá-las na grama, cuja areia quando chove retorna para o leito da lagoa, num verdadeiro trabalho de enxugar gelo, que pelo visto não terá fim nunca, pois tal areia já era para ser colocada da pá da carregadeira, direto nos caminhões e ser dado a ela o destino final.

A obra autorizada na Plenária realizada no mês de dezembro de 2012 no Bairro do Bessa, autorizando a construção do Parque Parahyba, na área onde hoje se localiza o Aeroclube e nos dois canais do Bessa de propriedade da Prefeitura, jamais saíram do papel, mesmo existindo projeto e verba para sua realização, cujas obras poderiam perfeitamente serem iniciadas nos dois canais do Rio Jaguaribe, onde não existe qualquer litígio. Talvez Luciano Cartaxo ignore, mas tal Parque Parahyba poderia ser o grande projeto de sua gestão.

Outro Parque que deveria ter sido iniciado, é o Parque Cuiá, cuja área foi adquirida ainda na gestão de Luciano Agra para tal finalidade e até hoje nada aconteceu, correndo o risco de ser a valiosa área invadida por particulares.

Praticando a velha e detestável pratica de abandonar as obras do antecessor, Cartaxo mesmo sendo eleito com o apoio de Agra, abandonou as obras do Mercado Central e do Mercado da Torre, numa prática censurável e impreenchível nos dias atuais, sem falar no Mercado no Geisel, que se encontra em péssimo estado de conservação e mesmo prometido aos moradores, nada aconteceu ali até agora e pelo visto nada acontecerá.

Desde o início de sua gestão, todos esperavam que o mesmo executasse rapidamente a reforma do destruído calçadão do Cabo Branco, mas o mesmo inexplicavelmente ignorou o mesmo e foi fazer a calçada do lado direito da orla, que segundo a própria Lei Orgânica do Município é de competência dos milionários moradores da Avenida Cabo Branco e ali o prefeito com o nosso dinheiro vai gastar cerca de R$1,3 milhão.

Outra obra de urgência seria o trabalho de contenção da Barreira do Cabo Branco, que vem sendo paulatinamente destruída pela ação do tempo e que também até agora não foi lembrada pelo nosso Prefeito, apesar da importância geográfica para o nosso Estado.

Ainda ali no Cabo Branco, mais precisamente no Altiplano, a equipe da Prefeitura num trecho de apenas 3,5 quilômetros não consegue concluir o alargamento da pista principal, cuja obra teve inicio na gestão de Luciano Agra e por ser um trabalho tão pequeno já deveria ter sido concluído em cerca de quatro meses, o que demonstra a incompetência do gestor, pois ali não existem sequer problemas de desapropriação.

Outras duas obras que dizem serão inexplicavelmente iniciadas agora em pleno inverno, a correção da ponte do Rio Jaguaribe na Avenida José Américo de Almeida, indevidamente chamada de Beira-Rio pelo próprio prefeito e provavelmente a correção da ponte que divide os Bairros de Mangabeira e Valentina, que também é alagada no período chuvoso. Tais obras por conta do o mau tempo que se avizinha na cidade, também serão muito difíceis de serem concluídas pela atual gestão.

A reforma das casas de Varadouro, cuja obra foi anunciada há meses, inclusive com a convocação da imprensa e muito falatório até a presença de operários com macacões e capacetes. Era pura balela pára efeito midiático.

Desapropriação das casas do Porto do Capim, com a recolocação dos seus moradores em outra área ali próxima, o que também jamais aconteceu e pelo exíguo tempo restante certamente jamais acontecerá.

O problema do Bairro São José, uma obra gigantesca que deveria ter sido iniciada no início do mandato e somente esses dias iniciando o inverno foram mostradas ali alguma máquinas não se sabendo se de fato o trabalho vai ter início ou foi apenas encenação para a imprensa.

Outro trabalho sem fim, que teve início também na gestão de Agra e que o atual gestor não consegue concluir é a barreira de contenção da Comunidade Saturnino de Brito, o que vem trazendo muito desconforto aos seus moradores, que sofrem muito durante o inverno com medo de novos desabamentos.

A grande obra de Luciano Cartaxo anunciada a exaustão durante a campanha política foi a construção do Hospital da Mulher, cuja obra até agora não saiu do papel e pelo visto jamais sairá pois o tempo é bastante exíguo. Pelo visto foi mais uma promessa eleitoreira.

Obra grande novidade que o mesmo continua prometendo, mas que muitos não acreditam, pois o tempo trabalha contra, são os BRTs ‘Bus rapíd transit’té o transporte rápido por ônibus, é um sistema de transporte coletivo que proporciona mobilidade urbana rápida e que para funcionar teria que se criar toda estrutura com estações em vários pontos da cidade. Seria uma obra pelo menos para quatro anos e, portanto totalmente descartada no atual mandato.

Também da gestão de Ricardo Coutinho, concluído na gestão de Luciano Agra, o Centro de Treinamento Esportivo do Valentina, estava para ser entregue aos seus moradores, quando Luciano Cartaxo, acreditando num sonho de hospedar aqui alguma seleção estrangeira, inexplicavelmente resolveu construir ali uns alojamentos especiais pela bagatela de R$ 1,8 milhão para ser entregue em dezembro de 2013. Tal obra até hoje não foi concluída, ou seja, mesmo que tal sonho do Prefeito tivesse se concretizado as seleções não teriam onde se hospedar, pelo menos em tal Centro de Treinamento.

Outra falha da atual gestão é no que diz respeito às ciclovias, pois na atual gestão tal recurso não foi ampliado um metro sequer e até mesmo a ciclovia da Avenida Tancredo Neves, precisa de uma solução, pois a partir da Escola Luiz Augusto Crispim, a mesma se transformou em estacionamento de carros, depósito de lixo e local de venda de madeira para fogueiras, ou seja, ou tal área é uma ciclovia ou então que se amplia aquele trecho da avenida cujos motoristas sofrem muito na hora de pico.

Outra obra cujos moradores esperam pacientemente desde o início da gestão é o Centro Cultural de Mangabeira, que deveria ser construído onde funcionou a Boate Fantástico naquele bairro e até hoje só existem mesmo promessas, por parte da Seinfra.

Outras intervenções que a Prefeitura precisa realizar é nas dezenas de praças de nossas cidades, tais como Praça Antonio Carvalho, mais conhecida como Socic, Praça Antonio Pessoa no Bairro de Tambiá, Praça do Carro Antigo em Manaíra, as duas praças do Bairro Castelo Branco, as Praças do Bairro Pedro Gondim, todas destruídas, dentre outras.

Outra obra que precisa se tornar realidade é o espaço para eventos a ser construído próximo a CBTU e que fontes da Prefeitura já vem equivocadamente denominando de ‘Arena’. Ora, arena lembra mortes e sangue, pois logo vem a mente os gladiadores e as touradas. Em sendo construído tal espaço, – o que também será muito difícil – deveria ser chamando, imitando a cidade do Recife “Marco Zero’ pois ali onde vai surgir esse nosso espaço de eventos, começou a história de nossa terra, ou quem sabe se homenagear a saudosa ex-vereadora e carnavalesca Cleuza Pires e ou quem sabe outro carnavalesco e desportista Josimar Chaves.

Outro trabalho muito lento diz respeito à pavimentação de nossas ruas, mesmo existindo autorização nas plenárias de 2012 e 2013, ainda hoje milhares delas que jamais foram pavimentadas ou asfaltadas. Dizem que as firmas que trabalham com asfalto desde o mês de dezembro não conseguem receber um centavo da Prefeitura.

Independente de obras é responsabilidade também da Prefeitura, conter o avanço dos ambulantes que pouco a pouco vêm tomando conta do centro da cidade, numa concorrência altamente predatória para os comerciantes legalmente estabelecidos, que pagam impostos e geram empregos sem falar que a invasão nas calçadas prejudicam os transeuntes e enfeiam a nossa cidade.

Outra responsabilidade da Prefeitura é retirada dos viciados que acampam em nossos principais logradouros, tais pessoas a cargo da edilidade têm que ser tratadas e encaminhadas para algum emprego, para que assim deixem as ruas, para que não tenhamos no futuro os mesmos problemas das grandes cidades, como Rio de Janeiro e São Paulo.

Outro ponto bem critico da atual gestão diz respeito a retirada do lixo, pois a cidade de João Pessoa que sempre foi elogiada pela sua limpeza, hoje é uma cidade bem suja e nem precisa buscar muito basta trafegar em vias importantes como a Avenida Tancredo Neves e Gouveia Nóbrega que faz ligação com a cidade baixa e até mesmo no Parque Solon de Lucena que facilmente se verá grandes quantidades de lixo espalhados pelas calçadas, sendo o problema muito maior na periferia da cidade.

Por tudo que foi exposto e considerando o tempo restante de mandato, será muito difícil para Luciano Cartaxo cumprir pelo menos 1/3 de tudo aquilo que prometeu durante a sua campanha.

Pedro Marinho

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo